A Universidade de São Paulo (USP) é uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o World Reputation Ranking (Ranking Mundial de Reputação 2012).A instituição é a única brasileira e latino-americana que aparece no ‘top 100’ das universidades. A pesquisa foi elaborada pelo instituto britânico ‘The Times Higher Education’, um dos mais importantes avaliadores de universidades do mundo.
O resultado do ‘top 100’ deste ano foi divulgado nesta quarta-feira (14). No ranking, a USP está na faixa entre o 61º e o 70º lugar.
A pesquisa
A pesquisa envolveu 17,5 mil acadêmicos de 137 países, que apontaram as melhores universidades no âmbito global, em suas áreas específicas, principalmente em relação ao ensino e à pesquisa.Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados, como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento.
Ranking
A famosa universidade de Harvard, nos Estados Unidos, está no topo da lista. Uma das pessoas que passaram por esta instituição foi Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, que é o mais jovem bilionário brasileiro.Em segundo lugar está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, também nos EUA, seguido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Clique aqui para ver o ranking completo.
USP comemora
No site oficial da USP, a instituição brasileira comemora a participação no ranking. De acordo com o reitor, João Grandino Rodas, a pesquisa mostra que a Universidade de São Paulo está no caminho certo. Leia a matéria completa clicando aqui.
Filhos da USP
Entre os ‘filhos da USP’, ou seja, os profissionais que passaram pela instituição, estão os recordistas brasileiros Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, que é o primeiro deficiente visual a ocupar cargo na magistratura nacional; José Renato Sátiro Santiago Junior, que tem a biblioteca com maior acervo sobre futebol; e Reinaldo Takeuti, o mais jovem autor de livros e apostilas de informática.Redação: Fátima Pires