CURIOSIDADE - Origem da coxinha de galinha traz diversas versões

O recorde junto ao RankBrasil de maior do país pertence à Maria Aparecida da Silva, de Rolândia (PR), que preparou um salgado com 3,5 kg

29/01/2015
23178 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE - Origem da coxinha de galinha traz diversas versões
Existem diferentes histórias sobre o salgado que conquistou os brasileiros / Foto: Depositphotos.com[paulbrighton]
A origem da coxinha de galinha é um mistério. Existem diferentes versões para explicar como surgiu o salgado que conquistou os brasileiros e se tornou popular no país.

Uma das histórias diz se tratar de uma derivação dos croquetes europeus. Outra traz sua criação em 1810, no Amazonas, quando um grupo de seringueiros foi atacado por índios e fugiu, deixando as galinhas para trás. Os índios cozinharam a carne, envolvendo-a em uma massa à base de farinha.

Há a hipótese dos escravos terem inventado a coxinha a partir de restos de comida. Também existe a versão mostrando sua origem durante o processo de industrialização, sendo vendida perto das fábricas como uma opção mais barata que as verdadeiras coxas de galinha.

A história mais conhecida e famosa garante que o salgado surgiu por conta do filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, uma criança isolada na fazenda por problemas mentais. O prato favorito do menino era coxa de galinha.

Um dia a cozinheira percebeu que não existia frango suficiente e desfiou a carne, servindo de recheio para uma massa de farinha modelada no formato da peça. O garoto gostou e quando a Imperatriz Tereza Cristina foi visitá-lo, também aprovou e assim a receita chegou às mãos do cozinheiro imperial.

Maior coxinha do país
O recorde de Maior coxinha do país, registrado pelo RankBrasil em 2012, pertence à Maria Aparecida da Silva, de Rolândia (PR). Para conquistar o título brasileiro, ela preparou um salgado com 3,5 kg, sendo 1,3 kg de massa de mandioca e 2,2 kg de recheio.

Fontes: Extra, Veja Bahia e Culinária e História
Redação: Fátima Pires