Maior coxinha do Brasil

Com 3,5 kg, sendo a massa de mandioca de 1,3 kg e o recheio, 2,2 kg, recorde é de Maria Aparecida da Silva, que atualmente reside em Rolândia, no Paraná. Para o futuro, ela pretende fazer um salgado de 10 kg

19/10/2012
8873 Acessos
Imprimir
Maior coxinha do Brasil
Foto: Arquivo pessoal - Maria Aparecida da Silva
Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como Cida, entra para o RankBrasil em 2012 pela produção da Maior coxinha do país, com 3,5 kg, sendo a massa de mandioca de 1,3 kg e o recheio, 2,2 kg.

A coxinha recordista foi preparada em 22 de janeiro de 2011. Para efeito de comparação, uma de tamanho normal tem aproximadamente 220 gramas.

O salgado gigante foi recheado com frango, bacon, calabresa e tempero baiano, que contém muitas ervas. Segundo Cida, a maior dificuldade para produzir uma coxinha deste tamanho é no momento de fritar. “É quando fico mais apreensiva, com medo de queimar ou estragar o formato”, revela.

Uma das dicas para a produção de uma coxinha saborosa, de acordo com a recordista, é a escolha dos recheios. Ela explica que a massa também deve ser feita com atenção especial: “Eu só utilizo mandioca com mais de um ano, porque é mais consistente, dispensando a farinha de trigo”.

Na verdade, o grande segredo do sucesso de Cida vai além dos produtos escolhidos para a preparação do salgado. O amor pelo que faz é a explicação. “Fazer coxinhas é algo que me satisfaz, pois realizo este trabalho com muito carinho e dedicação. Além disto, o dinheiro sempre ajudou no sustento da minha família”, conta.

Natural de Indaiabira – MG, Cida reside atualmente em Rolândia – PR. Com 51 anos de idade, há 30 faz coxinhas para vender, experiência gastronômica que fez dela uma recordista brasileira. “Não tive a oportunidade de estudar e este recorde representa um diploma de faculdade pelo reconhecimento do meu trabalho”, destaca. “Entrar para o RankBrasil é muito especial, muito emocionante”, completa.

Pelo título, ela agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Rolândia, da Lanchonete Sukolândia, onde Cida trabalha há três meses, aos amigos e familiares, e à mídia em geral de Rolândia. A recordista ainda presta agradecimento à Rede Massa de Londrina – PR, pela participação no programa Destaque, de Cloara Pinheiro, onde mostrou no ano passado uma coxinha de 3 kg.

Coxinha de 10 kg no futuro
A ideia de entrar para o RankBrasil surgiu assistindo a um programa de televisão, em que foi apresentado um pastel com dimensões diferenciadas. “Pensei: se é possível fazer um pastel, também posso produzir uma coxinha gigante”, lembra. Desde então, Cida vem realizando testes e estudando técnicas para a produção de um salgado cada vez maior. “A intenção agora é chegar a uma coxinha de 10 kg e em breve vou conseguir”, finaliza.

Redação: Fátima Pires


Algumas citações na mídia:
G1 Paraná
Gazeta do Povo
Rede TV
Jornal de Rolândia
Yahoo