Biblioteca com maior acervo sobre futebol

Recorde é do paulistano José Renato Sátiro Santiago Junior, que possui 2.030 livros, 15.355 revistas, 2.210 jornais e 5.570 pôsteres

29/02/2012
5755 Acessos
Imprimir
Biblioteca com maior acervo sobre futebol
Foto - Arquivo pessoal - José Renato Sátiro Santiago Junior
A Biblioteca com maior acervo sobre futebol, que entra para o RankBrasil em 2012 é do paulistano José Renato Sátiro Santiago Junior.

Ele possui ao todo 2.030 livros, 15.355 revistas, 2.210 jornais e 5.570 pôsteres. Grande parte da coleção é nacional, porém há publicações originárias de mais de 50 países, de todos os continentes do mundo.

Segundo o recordista, cada item está registrado em banco de dados, com indicação de localização na prateleira, por assunto, editora, ano de lançamento, nome, autor, e em caso de jornais, também consta dia e mês. “Desta forma, o material pode ser rapidamente localizado”, diz.

Para evitar o desgaste provocado pelo tempo, ele conta que os materiais são guardados em plásticos, em local com proteção contra umidade e, principalmente, contra pragas e cupins. Todo esse cuidado com a coleção pode ser explicada por um simples motivo: a paixão pelo futebol.

José Renato comenta que essa paixão foi introduzida por seu avô Felipe de Lima Santiago, que chegou até a formar um time de futebol para que os filhos jogassem.

Ele lembra que o acervo futebolístico começou em 1980, a partir de seu interesse pelos jornais que o avô guardava: “Durante as férias, eu ficava ao seu lado, separando os ‘cadernos’ que mais me interessavam”.

Ainda sobre a paixão pelo esporte e os motivos de sua coleção, José Renato é categórico: “O respeito com a memória do futebol que é a maior manifestação popular do mundo é algo que transcende qualquer razão e justificativa plausível”.

Em relação ao recorde atribuído pelo RankBrasil, ele comenta que esse reconhecimento era algo até então inimaginável. “Em nenhum momento poderia imaginar que uma paixão infantil chegaria ao estágio de ser a Biblioteca do Brasil com maior acervo sobre futebol”, comemora.

José Renato diz ainda estar muito honrado com o título. “Estou sem palavras”, tenta explicar a emoção. Carinhosamente, ele dedica esta conquista ao avô Felipe: “Devo a ele o meu interesse pelo futebol”.

Acervo online
No site Memória Futebol, o recordista divulga curiosidades de seu acervo, além da indicação de lançamentos de novas publicações. José Renato conta que semanalmente é enviado um newsletter, o Boletim Memória Futebol, para cerca de 10 mil internautas, que acompanham o site e suas redes sociais.

Obras especiais
Sobre as obras especiais de seu acervo, ele cita as do princípio do século XX, os livros sobre as Copas do Mundo, como por exemplo, o álbum da Copa do Mundo de 1950 e o programa oficial em sueco da final da Copa de 1958. José Renato também destaca os livros de Thomas Mazzoni e Leopoldo Sant’Ana e as obras que ele mesmo escreveu.

Seus livros
José Renato já escreveu oito livros, sendo cinco deles sobre futebol: ‘Clubes do Futebol Brasileiro’, ‘Os Arquivos dos Campeonatos Brasileiros’, ‘Campeonato Brasileiro 1971 – 2006’, ‘Copas do Mundo – Das Eliminatórias ao Título’ e ‘Os Distintivos de Futebol mais curiosos do Mundo’.

Outros itens da coleção
Além do maior acervo informativo futebolístico, o recordista também possui aproximadamente 600 camisas de times de futebol brasileiro e estrangeiro. O curioso é que, para a aquisição, José Renato foi até cada cidade de origem das equipes ou seleções.

Ainda fazem parte de sua coleção fotos originais de equipes de futebol posadas e de jogadores antigos, peças de artesanato, pequenas estatuetas, bandeiras e cerca de 50 DVDs sobre futebol.

Disponibilidade para exposição
A coleção sobre futebol fica atualmente no escritório de José Renato, em propriedade particular. Para possibilitar o acesso das pessoas ao acervo, o recordista abre a oportunidade para exposição em entidades públicas, como museus, que sejam sérias e garantam o acesso democrático a toda população.

“Em caso de interesse, eu me disponho a instituir um instrumento que permita a disponibilidade de todo o acervo, sem qualquer ônus para a entidade interessada”, adianta.

O recordista
Além de colecionador de itens de futebol e autor de diversos livros, José Renato é engenheiro e atua nas áreas de tecnologia e inovação. É doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Engenharia da Qualidade, também pela USP e em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Redação: Fátima Pires


Matéria publicada em:
Diário da Manhã
O Morador
BandRS
Leopoldinense
Força Jovem

Outra publicação:
UOL Esporte