Maior coleção de tabelas de jogos de futebol

Engenheiro Elétrico de São Paulo (SP) possui acervo com 1.550 unidades

01/04/2014
4332 Acessos
Imprimir
Maior coleção de tabelas de jogos de futebol
Augusto das Neves exibe orgulhoso coleção de 1.550 tabelas de jogos de futebol / Foto: Acervo recordista
Paixão nacional, o futebol motiva diversas pessoas em todo o mundo. Há quem colecione camisas de jogadores, autógrafos dos craques e álbuns de figurinhas. Os objetos são guardados com muito carinho por torcedores fanáticos espalhados pelos quatro cantos do país.

Augusto das Neves é devoto da Portuguesa e tem um acervo um tanto incomum. O paulistano guarda resultados de jogos e acaba colecionando história, memória, nas páginas que exibe com orgulho.

O Engenheiro Elétrico, de 44 anos, entra para o RankBrasil com a Maior coleção de tabelas de jogos de futebol. Até abril de 2014, ele possuía um acervo de 1.550 unidades de listas de partidas, entre elas Copas do Mundo, campeonatos estaduais, brasileiros e internacionais.

“Sempre gostei de futebol. Em 1982, com 12 anos, lembro que distribuíram tabelas da Copa e comecei juntar. No ano de 1983, em um consultório de dentista encontrei as tabelas numa revista Placar. A partir daquele dia, procurava sebos e tentava trocar por edições antigas para conseguir dos anos anteriores”.

Segundo o colecionador, conquistar o recorde nacional é reconhecimento. “Sinto-me feliz. É legal por ser uma coisa bem diferente. Uma felicidade grande e também, não é qualquer um que consegue entrar no RankBrasil”.

De acordo com ele, todas as listas são preenchidas e por isso é necessário pesquisar muito. “Dá bastante trabalho, na última Copa, da África do Sul, em 2010, levei três meses para marcar todas. Para não perder nenhum resultado, faço meu próprio controle em planilhas do Excel e já vou anotando. Depois passo para o papel conforme encontro as tabelas”.

A coleção inédita do recordista foi exposta no saguão do Museu do Futebol em São Paulo durante o I Encontro de Colecionadores de Objetos de Futebol, no ano de 2012.

Augusto acredita que o gosto por futebol foi influência do pai que também é Lusa de coração. Em casa, a esposa é são-paulina e o filho santista, mas ele garante que não há desentendimentos por causa dos times “desde que os resultados sejam todos anotados”, brinca.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
Site Barra
BBC News
News Rondônia