CURIOSIDADE – A faca é o mais antigo dos talheres

Entre os recordes relacionados, o RankBrasil destaca a maior coleção de colheres e a maior quantidade de miniaturas feitas com garfos

19/02/2015
3488 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – A faca é o mais antigo dos talheres
Os talheres inspiraram alguns recordes registrados pelo RankBrasil / Foto: Depositphotos.com[ninell]
O Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhões de anos, criou o primeiro objeto cortante semelhante a uma faca, feito de pedra e utilizado para caça e defesa.

Por volta de 3000 a.C., na Idade do Bronze, o utensílio passou a ser produzido a partir deste metal e servia tanto para matar quanto para descascar frutas.

De acordo com relatos, o garfo surgiu no século XI quando um membro da corte de Veneza (Itália) se casou com uma princesa de Bizâncio (Grécia Antiga).

No enxoval, ela trouxe um objeto pontudo com dois dentes, que usava para espetar os alimentos.

Aos poucos, os membros da nobreza e do clero começaram a adotar o talher, mas somente no século XIX o garfo se tornou popular. Já a história da colher mostra registros arqueológicos de artefatos semelhantes com mais de 20 mil anos, feitos de madeira, pedra e marfim. No início, era parecida com uma concha e de uso coletivo.

Recordes relacionados
Entre os recordes relacionados aos utensílios, o RankBrasil destaca a Maior coleção de colheres, da professora Janice Lelis Gondim Borges, que possui 210 peças provenientes dos cinco continentes do mundo.

Outra marca inspirada nos talheres é a Maior quantidade de miniaturas feitas com garfos. O título pertence ao artista Samuel Silva dos Santos, que apresentou 155 obras, entre orquestra e miniaturas de temas como profissões, animais, transporte e esporte.


Fonte: Mundo Estranho
Redação: Fátima Pires