Maior quebra-cabeça montado

Com 51.300 peças e medindo 8,70 m por 1,9 m, recorde pertence a Janice Giacomoni Bragagnolo, de Carlos Barbosa (RS)

05/06/2020
56939 Acessos
Imprimir
Maior quebra-cabeça montado
Janice Giacomoni Bragagnolo bate recorde com quebra-cabeça de 51.300 peças / Foto: Arquivo recordista
A engenheira civil de Carlos Barbosa (RS), Janice Giacomoni Bragagnolo quebra recorde junto ao RankBrasil em 2020 pelo Maior quebra-cabeça montado. O jogo Kodak World’s Largest Puzzle tem 51.300 peças e mede 8,70 metros de comprimento por 1,9 metros de altura.

O quebra-cabeça traz 27 maravilhas ao redor do mundo, sendo cada imagem com cerca de 1.900 peças. Estão inclusas a Muralha da China, a Estátua da Liberdade, o Taj Mahal, o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel, uma paisagem de Nova York e uma vista do Rio de Janeiro que tem o Cristo Redentor sobre o Corcovado e o Pão de Açúcar, entre outras.

Janice encontrou o jogo pela internet em dezembro de 2019 e fez a compra no início de janeiro de 2020, pelo e-commerce americano. O quebra-cabeça veio dos Estados Unidos. A montagem começou em 15 de janeiro– um dia após ter recebido ele em sua casa e a recordista terminou em 22 de maio. Ao todo foram 421 horas de trabalho.

De acordo com a engenheira civil, espaço geralmente é um problema recorrente para montar jogos grandes. “Em casa tenho uma mesa um pouco maior, específica para a montagem. Neste caso, o maior problema foi um lugar para juntar todos os módulos, para que tomasse o tamanho de peça única”, conta. Segundo ela, outra dificuldade é planejar a estrutura para pendurá-lo como quadro: “o peso e tamanho precisam ser estudados”.

A recordista acredita que montar quebra-cabeças é uma atividade para todas as idades. “A percepção de encaixes é uma atividade que pode ser desenvolvida desde criança e que traz muitos benefícios, até mesmo cognitivos. O mesmo pode funcionar para pessoas mais velhas – a concentração e paciência exigidas funcionam como escape dos habituais problemas do dia a dia. Para mim é uma forma de limpar a mente e ajustar o foco”, destaca.
Janice comenta ainda que a habilidade de se manter concentrada por um período extenso de tempo é um dos maiores benefício com ele, a paciência, definitivamente. “Outra característica que é aprimorada é o discernimento visual, principalmente de cores. Com o passar do tempo, diferenciar tons e formas parecidas se torna mais instintivo, acelerando um processo que pessoas menos acostumadas têm dificuldade”, diz.
Conforme ela, o recorde junto ao RankBrasil significa um reconhecimento de um hobby que tanto ama, já que além deste, Janice vem colecionando quebra-cabeças gigantes há algum tempo, como um de 42 mil peças em imagem única e tantos outros. “Acredito que a conquista me incentive a seguir buscando maiores desafios”, finaliza.



Recorde Superado
RecordistaCidade / EstadoAnoNúmero de pecas
Janice Giacomoni BragagnoloCarlos Barbosa /RS202051.300 mil
Eleusa Bafun PernaDescalvado / SP201848 mil
Ednéia SilveiraMacapá / AP 201740.320
Eleusa Bafun PernaDescalvado / SP201533.600
Eleusa Bafun PernaDescalvado / SP201232.256
Eleusa Bafun PernaDescalvado / SP201024 mil