Maior quebra-cabeça montado

Ao finalizar um jogo com 40.320 peças, Ednéia Silveira, da cidade de Macapá (AP) supera recorde brasileiro

12/04/2017
24376 Acessos
Imprimir
Maior quebra-cabeça montado
Ednéia Silveira conquista recorde brasileiro ao montar um quebra-cabeça com 40.320 pecas / Foto: Arquivo recordista
A servidora pública federal de Macapá (AP), Ednéia Silveira entra novamente para o RankBrasil, desta vez pelo Maior quebra-cabeça montado, título oficializado em 2017. O jogo ‘Memorable Disney Moments’ tem 40.320 peças e mede 1,9 m de largura por 6,8 m de comprimento.

Natural de Nonoai (RS), a recordista começou a montagem em 2 de novembro de 2016 e terminou em 19 de março de 2017, totalizando 137 dias. “Como eu tinha que dividir o trabalho com meu hobby, gastava cerca de três horas por dia, dedicando-me mais nos fins de semana”, conta.

O jogo veio da Alemanha e foi adquirido pela internet em site estrangeiro. Fabricado pela marca Ravensburger, o quebra-cabeça é dividido em 10 partes, trazendo os momentos mais marcantes e memoráveis da Disney: Branca de Neve e os Sete Anões, Mickey, Dumbo, Bambi, Cinderela, Peter Pan, Mogli, Ariel, A Bela e a Fera, e o Rei Leão.

De acordo com Ednéia, o desenho do Peter Pan exigiu mais tempo na montagem por ter mais da metade das peças na cor azul. Ela explica que a maior dificuldade do jogo é encontrar um grande número de peças com o mesmo formato e a mesma tonalidade de cor.

A recordista afirma existirem algumas técnicas que ajudam na montagem de quebra-cabeças grandes como a separação por cores, a separação por formatos e observar a sequência dos formatos das peças já montadas anteriormente. “Em jogos gigantes esta sequência se repete várias vezes”, comenta.

Para poder guardar o quebra-cabeça, Ednéia colou as peças em partes menores tornando o processo fácil e rápido quando quiser montá-lo novamente. “Infelizmente em minha casa não tem espaço suficiente para colocá-lo inteiro, então deixarei ele guardado desta forma até encontrar um local para emoldurar e fixar o jogo completo”.

A servidora pública diz que é muito gratificante conseguir mais este recorde junto ao RankBrasil. “Antes mesmo do lançamento deste quebra-cabeça, que é o maior do mundo, estipulei para mim mesma esta meta. Consegui alcançar o objetivo com muito esforço e paciência”, destaca.

Quebra-cabeça gigante mede 1,9 m de largura por 6,8 m de comprimento, é dividido em 10 partes e traz os momentos mais marcantes e memoráveis da Disney / Foto: Arquivo recordista

Atividade para todas as idades
Conforme a recordista, montar quebra-cabeças é um jogo para todas as idades. “Além de ser uma atividade relaxante, é um ótimo exercício para a memória e atenção. Assim como eu, conheço várias pessoas que começaram, gostaram e não pararam mais, levando para a vida este hobby saudável”. Ela acredita que não existe limite de idade, uma vez que o exercício não exige uma habilidade específica. “Qualquer pessoa pode se aventurar no mundo das pecinhas”, finaliza.

Outro recorde
Ednéia também possui o recorde junto ao RankBrasil de Quebra-cabeça montado em menos tempo, título obtido em 2015.

Recorde Superado
RecordistaAnoQuantidade
Eleusa Bafun Perna201533.600 peças
Eleusa Bafun Perna201232.256 peças
Eleusa Bafun Perna201024.000 peças







Algumas citações na mídia:
G1
Cidade Verde
Água Boa News
Correio de Notícia
Ouro Preto Online
Enfoco Notícias
Via Comercial
Repórter Messias
Poços Em Dia
Repórter Goiânia
Repórter Maceío
Pn Notícia
CPZ Notícias