Maior coleção em blocos de montar do tema Arquitetura

Com 68 blocos e um total de 68.540 peças, recorde pertence à arquiteta Janete Giacomoni Deitos, de Carlos Barbosa (RS)

15/06/2020
692 Acessos
Imprimir
Maior coleção em blocos de montar do tema Arquitetura
Janete Giacomoni Deitos bate recorde com blocos que formam miniaturas de renomadas arquiteturas mundiais / Foto: Arquivo recordista
A arquiteta da cidade de Carlos Barbosa (RS), Janete Giacomoni Deitos bate recorde junto ao RankBrasil em 2020 pela Maior coleção em blocos de montar do tema Arquitetura. Ela possui 68 blocos no total de 68.540 peças.

Os itens da coleção são miniatura de renomadas arquiteturas mundiais, como The White House e Empire State Building (Estados Unidos), Arco do Triunfo (França), Lego House (Dinamarca), Shanghai (China), Museu Guggenheim (Estados Unidos), entre outras.

Janete começou a coleção em 2010, ao encontrar os blocos de lego da Casa da Cascata, obra arquitetônica importante de Frank Lloyd Wright. “Foi uma compra inocente, pois me interessei mais pelo conteúdo”, conta. A partir de 2012, quando ela encontrou o lego da Robie House, outra importante obra, é que a curiosidade realmente surgiu. “Em 2015 comecei a encarar a sério a coleção”, revela.
Por ser arquiteta, imediatamente Janete se identificou com o conteúdo dos blocos, principalmente por parecerem versões simplificadas de obras que são verdadeiras inspirações. “Conforme encontrei conjuntos diferentes, o interesse foi ficando maior e me senti cada vez mais confortável em estar cercada pelos monumentos em miniatura”.
De acordo com a recordista, os blocos vêm da loja da Lego, alguns de viagens e lojas dos próprios monumentos, e até mesmo em compras online. “Também faço encomendas quando algum familiar vai para um diferente lugar em que possa ter novas opções de blocos”, comenta.
Ela afirma que os blocos contam histórias. “Alguns são de fato de lugares que já visitei e como arquiteta me apaixonei pelo espaço. Outros me trazem a visão da concepção projetual, a curiosidade de como a ideia é formalmente apresentada, mesmo que em miniatura. É um ótimo exercício”.

Segundo Janete, os blocos representam a verdadeira complexidade da arquitetura. “A arte e técnica de projetar e construir envolvendo espaços, formas e detalhes que permanecem e compõem o desenho urbano”, diz.
Atualmente, a maioria dos itens da coleção está no escritório em que a arquiteta trabalha. “Estar cercada deles me garante uma inspiração constante. É um aprendizado e ao entender esta concepção mais purista da forma, pude até montar uma miniatura em blocos de um projeto da minha autoria, com o lego Architecture Studio”.

Janete destaca que a conquista do recorde junto ao RankBrasil é uma sensação incrível, justamente por aguçar o instinto de desafio. “A conexão dos blocos com meu dia a dia representa muito para mim e para o trabalho que desenvolvo, por isso fico muito feliz com o reconhecimento”, finaliza.