Maior coleção de palhetas

Carlos Alberto Goebel Pegollo possui 2.079 peças, sendo 1.797 personalizadas e 282 promocionais

27/10/2003
32234 Acessos
Imprimir
Maior coleção de palhetas
Carlos Pegollo possui exemplares especiais, como as utilizadas por Paul McCartney e B. B. King / Foto:Arquivo pessoal - Carlos Alberto Goebel Pegollo
O paulista Carlos Alberto Goebel Pegollo possui a Maior coleção de palhetas do Brasil, utilizadas por guitarristas e baixistas de bandas brasileiras e estrangeiras.

Entre elas, estão as do AC/DC, Aerosmith, Black Sabbath, The Who, Bob Dylan, Deep Purple, Elton John, Guns n´ Roses, Metallica, Rolling Stones, RUSH, Van Halen.

A coleção atinge a marca de 2.079 peças, sendo 1.797 personalizadas e 282 promocionais (séries especiais de palhetas fabricadas para fins promocionais ou de divulgação de lojas, escolas de música, eventos e etc). O título foi registrado pelo RankBrasil em 2003.

Ele começou a reunir os itens em 1995, quando já possuía cerca de trinta palhetas. Assim, resolveu organizar e catalogar cada peça pela banda pertencente, a data do show em que ela foi coletada, curiosidades, entre outras coisas.

Para mostrar a sua coleção, o recordista criou um site chamado ´Museu das Palhetas´, com fotos, informações, histórico, detalhes sobre os formatos e muitas curiosidades. Através do site, Carlos recebe doações e estabelece contatos.

O ´Museu das Palhetas´ já foi motivo de reportagem das revistas ´Guitar Player´ e ´Revista Rock´ (da 89 FM). A maioria das peças, ele conseguiu através de contatos com pessoas que trabalham com produção de shows. Foi assim que adquiriu as de Paul McCartney e B. B. King.

Carlos também procura entrar em contato com os próprios músicos, sempre tentando escrever para as bandas e enviando alguma documentação de seu site.

Apesar disso, em quase todos os shows de bandas internacionais que vêm para o Brasil, lá está Carlos tentando obter algumas palhetas. Ele conta que há alguns anos não era difícil consegui-las, pois poucas pessoas sabiam da existência das palhetas personalizadas.

Normalmente, os fãs que chegavam perto dos artistas procuravam somente autógrafos. "Hoje é mais difícil, pois as pessoas que frequentam os shows ficam numa verdadeira ´fissura´ para obter um souvenir da banda ou do artista. Então, nada como conseguir uma palhetinha!", destaca.

As palhetas que mais gosta e tem orgulho de possuir são as de bandas que o recordista realmente curte: "Minha intenção não é ser simplesmente um colecionador, mas sim, possuir palhetas das minhas bandas preferidas".

Apreciador do Heavy Metal, suas palhetas preferidas são as das bandas Iron Maiden, Black Sabbath, Scorpions, Van Halen, Saxon, Manowar, entre outras.


Redação: Fernanda Alves
Revisão: Fátima Pires