Maior Tarrafa do Brasil

Recorde Brasileiro é conquistado pela equipe Pescadores em Ação, de São Leopoldo – RS

27/05/2025
Imprimir
Maior Tarrafa do Brasil
Arquivo Recordista: A maior tarrafa feita à mão do Brasil! Um marco da pesca artesanal gaúcha, criada pela equipe Pescadores em Ação.
O recorde da Maior Tarrafa do Brasil foi oficialmente homologado pelo RankBrasil e pertence ao pescador e artesão Israel Alexandre da Silva, de 43 anos, natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A conquista foi realizada junto com a equipe Pescadores em Ação, um grupo que representa a união entre tradição, técnica e consciência ambiental.

Segundo Israel, a motivação para a criação da maior tarrafa do país surgiu do desejo de dar visibilidade à categoria dos pescadores artesanais, que para muitos pode ser apenas um hobby, mas para outros representa o sustento da família. “Nosso objetivo é trazer ao conhecimento da população que vivemos em contato com a natureza e precisamos proteger e preservar para que as gerações futuras possam desfrutar da interação do homem com o meio ambiente”, destaca.

A tarrafa recordista foi inteiramente confeccionada à mão, utilizando linha colorida 0,25 na parte superior com malha 8, e linha colorida 0,30 na parte inferior com malha 9. A peça possui impressionantes 916 malhas de circunferência, totalizando 82,44 metros de medida esticada e 18,80 metros de diâmetro aberta no chão.

Para sua construção, foram utilizados cinco tubos de linha de pesca colorida e sete quilos de chumbo. A produção levou um ano de esforço e dedicação, sendo o pano confeccionado por Sebastian Andrade, artesão do Rio de Janeiro, enquanto o feitio, entralhe e ajustes foram realizados por Israel, que atua profissionalmente na área da mecânica automotiva e dedica suas horas vagas à pesca.

Embora tenha sido fabricada com fins expositivos, a tarrafa é funcional e pode ser usada normalmente para pesca. O maior desafio enfrentado, segundo o grupo, foi criar uma tarrafa que, mesmo com dimensões extremas, fosse de fácil manuseio, possível de ser arremessada e visualmente bonita. A solução veio através de sugestões da própria equipe, optando por um modelo que unisse estética, técnica e funcionalidade.

A técnica utilizada é tradicional do Rio Grande do Sul, conhecida como “feitio gaúcho” da cidade de Tramandaí, que envolve a utilização de 11 crescentes de roda, dois nós e entralhe característico da região.

A tarrafa está sob a guarda de Israel Alexandre da Silva e permanece à disposição da equipe Pescadores em Ação, sendo apresentada em exposições e eventos regionais e nacionais. Ela também foi eleita símbolo da pesca de tarrafa da cidade de Tramandaí e será destaque no Torneio Nacional de Tarrafas, realizado anualmente durante a Festa do Peixe, em parceria com o canal @tarrafeando e a Prefeitura de Tramandaí.

Israel afirma que essa conquista não tem o objetivo de exaltar superioridade, mas sim de incentivar o respeito, a valorização e a participação na cultura da pesca artesanal. “Estamos aqui para somar e unir forças pela preservação da natureza e da tradição centenária de nossa cidade. Esse recorde representa um marco para Tramandaí, que além de ser conhecida como a capital das praias e pela interação entre pescadores e golfinhos, agora também é reconhecida como o berço da maior tarrafa feita à mão do Brasil.”