Maior memorização de dígitos do PI

Em duas horas e 54 minutos, Matheus Norberto de Moraes enumerou 16.110 dígitos, sem nenhuma margem de erro

09/09/2009
17495 Acessos
Imprimir
Maior memorização de dígitos do PI
Matheus Norberto de Moraes, entra para o RankBrasil através de um dos mais incríveis recordes registrados no país, de Maior memorização de dígitos do PI.

Sem nenhuma margem de erro, o recordista enumerou 16.110 dígitos no tempo de duas horas e 54 minutos. Para um breve descanso, a cada mil números, ele fazia uma pausa de 50 segundos.

O desafio aconteceu em setembro de 2009, na cidade de Curitiba – PR. Com um computador e um software que gera os dígitos do PI, dois fiscais do RankBrasil avaliaram a enumeração feita por Matheus, confirmando o título.

Para a conquista do recorde, o jovem praticou a memorização dos números durante três meses, contando com a ajuda de amigos no treinamento. Segundo ele, muitos mnemonistas utilizam a técnica de associação de imagens, figuras, cores, etc., aos números, o que auxilia na memorização.

Matheus explica que cada dígito é associado a uma imagem, possibilitando a criação de uma história com os números. “Tudo o que mexe com a emoção, o cérebro guarda com mais facilidade”, destaca. Ele diz ainda que o título brasileiro foi uma grande e importante conquista em sua vida.

Conforme o diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, o recorde de Matheus é um dos mais surpreendentes já registrados pela empresa: “Fiquei impressionado com a capacidade do recordista de memorizar milhares de dígitos, enumerando todos corretamente”, revela.



Chave para memorização
Matheus nasceu em 11 de março de 1983, na cidade de Novo Horizonte – SP. Para o recordista, boa memória não tem relação a dom natural, mas a treinamento e persistência. “Acredito que qualquer pessoa é capaz de bater um recorde de memorização, basta treinar”, afirma.

De acordo com o jovem, foi no decorrer de sua vida que ele percebeu que é possível melhorar a capacidade de memória e então começou a trabalhar o pensamento. Além de números, Matheus é capaz de memorizar palavras, imagens, cartas de baralhos, entre outros itens, e está aberto a novos desafios.

Mnemonista
O termo ‘mnemonista’ faz referência a um indivíduo com extraordinária capacidade para recordar uma grande quantidade de dados. Já a técnica de desenvolver a memória é chamada de ‘mnemônica’.

O número PI
O PI é a constante matemática que representa a relação entre extensão da circunferência de um círculo e seu diâmetro. Irracional, não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais. Também não é possível expressá-lo como fração entre números inteiros. Seu valor aproximado é de 3,1415, com continuação infinita de dígitos.

O número pode ser usado em áreas diversas, desde a Estatística até a Mecânica Quântica. Apesar de ser conhecido há milhares de anos, o PI é fonte de inúmeras pesquisas, em relação a métodos mais simples para que seja calculado. Acredita-se que seus algarismos se distribuam aleatoriamente.
    Constantes
  • PI de circunferências: relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro
  • PI de áreas de círculos: relação entre a área de um círculo e o quadrado de seu diâmetro
  • PI de áreas de esferas: relação entre a área de uma esfera e o quadrado de seu diâmetro
  • PI de volumes de esferas: relação entre o volume de uma esfera e o cubo de seu diâmetro

Sequência de dígitos
Para gerar a sequência do número irracional e infinito basta fazer o download do software SuperPI 1.1

Redação: Fátima Pires

Matéria relacionada em em:
R7 Notícias