Dia Internacional da Doação de Leite Humano é celebrado com novo recorde

Comemorado em 19 de maio, a data lembra a sociedade sobre a importância da doação do leite materno

17/05/2013
6480 Acessos
Imprimir
Dia Internacional da Doação de Leite Humano é celebrado com novo recorde
Para a pernambucana Michele Rafaela Maximino, doar o leite produzido em excesso não é nenhum sacrifício, mas sim um ato de solidariedade. Ela entra para o RankBrasil em 2013 como a Maior doadora de leite materno do país.

Para despertar o mesmo sentimento em outras mulheres é que o Dia Mundial da Doção de Leite Humano foi criado. Celebrado em 19 de maio, ele tem o objetivo de unificar as mobilizações nos países da América do Sul, América Central, Europa e África.

Fundamental nos primeiros meses de vida, o leite materno é o alimento mais completo para a saúde do bebê. Nele estão contidos todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança e também contém anticorpos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o leite materno seja a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de idade. Mas e quando as mães não podem amamentar ou não produzem leite em quantidade suficiente?

Nesse caso, elas podem recorrer aos bancos de leite humano. O Brasil possui a maior rede do mundo. Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, são 211 bancos e 116 postos de coleta espalhados pelo país.

Por ano, mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado são distribuídos a mais de 158 mil recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva.

A doação é um ato voluntário. As mulheres que estão amamentando doam o excedente aos bancos para que o leite seja processado e distribuído com qualidade certificada a bebês hospitalizados, principalmente os que nasceram prematuros ou estão com baixo peso.

No site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é possível saber mais sobre onde e como doar.

Redação: Vanderson Almeida

Matéria publicada em:
Clic News
Últimas Notícias

Matérias relacionadas:
Folha de Pernambuco