Maior doadora de leite materno

Em apenas um mês, a pernambucana Michele Rafaela Maximino retirou do próprio seio e doou ao banco de leite humano quase 45 litros de leite

17/05/2013
8488 Acessos
Imprimir
Maior doadora de leite materno
Imagem: RankBrasil
Enquanto muitas mulheres sofrem com a baixa produção de leite ou até mesmo a falta dele para amamentar os filhos, a técnica em enfermagem Michele Rafaela Maximino, de 31 anos, produz leite em uma quantidade impressionante.

Somente no período de 14 de fevereiro a 15 de março de 2013, Michele, que é moradora de Quipapá (PE), doou 44,82 litros de leite materno. Por conta dessa marca, ela entra para o RankBrasil como a Maior doadora de leite materno do país.

O banco de leite mais próximo fica em Caruaru (PE), no Hospital Jesus Nazareno, a 80 km da casa dela. Apesar da distância e dos gastos com a viagem, ela frequenta o local duas vezes por semana. A recordista afirma que retira, em casa, de 2,5 a 3 litros de leite dos seios todos os dias. Essa quantidade seria suficiente para alimentar de oito a dez bebês diariamente, além da própria filha, a pequena Mariana, que tem 10 meses de idade.

A vontade de doar
O desejo de se tornar doadora começou justamente após o parto da filha Mariana, que nasceu prematura, aos sete meses de gestação. Na ocasião, Michele pôde perceber, no hospital, o sofrimento das mães que estavam na mesma situação, mas não tinham leite para amamentar os seus filhos e as graves consequências que isso poderia trazer para a saúde das crianças.

Sensibilizada, ela resolveu começar a doar o próprio leite. Só que a hiperprodução espantou os profissionais do banco de leite, que chegaram até mesmo a desestimular a doação em grande quantidade, alegando que isso não seria saudável, nem normal.

Depois de se submeter a diversos exames, Michele conta que nenhuma anormalidade foi encontrada e que mesmo assim vem enfrentando dificuldade para doar todo o leite em excesso: “A quantidade de vidrinhos esterilizados que o banco fornece não é suficiente, por isso a maior parte do leite coletado em casa eu tenho que jogar fora”.

Ela diz que estranha esse fato, já que sabe da importância de ajudar e conhece a realidade de escassez nos estoques que muitos bancos de leite enfrentam Brasil afora.

Mesmo com todas essas dificuldades, ela não pensa em parar: “Eu acredito que ao entrar para o RankBrasil e ser reconhecida como recordista, vou conseguir chamar a atenção das pessoas para a importância do aleitamento materno e fazer com que cada vez mais mulheres se tornem doadoras de leite”, conclui.

A maior do mundo
A maior doadora de leite humano do mundo é a americana Alicia Richman, que, aos 28 anos de idade, doou 325,5 litros a um banco de leite dos Estados Unidos entre junho de 2011 e março de 2012.

Se conseguisse doar todo o leite produzido em excesso, a recordista brasileira bateria o recorde mundial pertencente à americana em pouco mais de 4 meses, ou seja, na metade do tempo dela.

Redação: Vanderson Almeida

Algumas citações na mídia:
Hoje em dia - Rede Record
ClicNews
Água Boa News
J News
Guarantã News
Bom Jardim Notícias.com
Jornal União

Matérias relacionadas:
Folha de Pernambuco
RankBrasil
Últimas Notícias