Maior extensão vocal do Brasil

A cantora Georgia Brown, 26 anos, entra para o RankBrasil

05/10/2004
7672 Acessos
Imprimir
Maior extensão vocal do Brasil
O RankBrasil certificou, em 18 de agosto de 2004, a cantora Georgia Brown, 26 anos, pelo recorde de Maior extensão vocal do país.

Entre graves e agudos, ela alcança oito oitavas numa escala de piano, desde Sol-2 até Sol-9. Isto significa que a recordista alcança notas que nenhum instrumento natural é capaz de emitir: um agudo onde ultrapassa qualquer aparelho, como violino, violões, harpas, etc.

Para a homologação do recorde, primeiramente ela aqueceu a voz e na região do registro harmônico da voz, iniciou a emissão de notas, partindo em uma altíssima e rara região vocal, onde ninguém canta ou possa emitir sons com esse registro, por ser muito agudo. Ela escolheu a nota Ré da 7ª oitava e prosseguiu emitindo a nota mais aguda do piano.

Acabada a extensão do piano e sua escala natural de notas, ouvindo a nota Dó da 8ª oitava subiu a mesma nota em uma oitava acima, emitiu a nota Dó da 9ª oitava. Subindo alguns tons da escala musical, produziu a nota Fá da 9ª oitava.

Após ter alcançado esta nota, encontrou dificuldade para prosseguir na medição de extensão vocal devido à falta de notas com referências mais agudas que as do piano.

Partiu do Sol da 9ª oitava, prosseguiu descendo a escala do piano, até que encontrasse o limite mais grave da extensão de sua voz. Desta forma, a recordista cantou todas as notas da oitava (Sol 9, Sol 8, Sol 7, Sol 6, Sol 5, Sol 4, Sol 3, Sol 2) continuamente.

História de uma recordista
Desde criança, Georgia brinca com sua extensão vocal. Quando brincava de bonecas usava esse registro para a voz das bonecas.

"Eu comecei a cantar profissionalmente desde os sete anos e um dia o guitarrista da minha banda me perguntou: porque você não faz essa voz de boneca cantando? Ele tocou ´Loving you´, da Minnie Ripperton e a partir daí fui fazendo e aprimorando a técnica nas músicas".

Aos dez anos, Georgia se tornou profissional de música e na adolescência foi backing vocal de um dos ícones da MPB. Ao longo desses anos, ela participou de importantes concursos e festivais renomados.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Cifra Club