Maior manga do Brasil

O RankBrasil homologou a superação do recorde, atribuída a Gilvandro Batista Gomes, de Marília - SP

26/01/2010
26622 Acessos
Imprimir
Maior manga do Brasil
Foto: Arquivo pessoal - Gilvandro Batista Gomes.
O recorde foi conquistado por Gilvandro Batista Gomes, da cidade de Marília – SP, que colheu a fruta no dia 26 de janeiro de 2010, com o peso de 2,770 kg, e circunferência de 60 cm na vertical e 52 cm na horizontal.

Gomes é delegado aposentado, tem 61 anos e colheu a manga gigante no quintal de sua casa. Ele conta que a mangueira já havia produzido frutos grandes, mas foi a primeira vez que deu uma manga com este peso.

A manga foi pesada pelo supermercado Brunelli e aferida pelo Livro dos Recordes Brasileiros como mais uma superação da flora do Brasil.

Curiosidades sobre as mangas
A manga é uma fruta nativa da Ásia, mais precisamente da Índia, do sudeste do continente. No Brasil, a fruta foi amplamente disseminada. A mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do norte e do nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões sudeste e centro-oeste.

As mangueiras podem ser encontradas em muitos lugares como chácaras e fazendas, em pomares e quintais urbanos e rurais, em pequenas e médias propriedades, além de estarem presentes em espaços públicos como parques, praças, ruas e avenidas por todo o país.

A cidade de Belém é um exemplo dessa abundância e se tornou famosa por suas mangueiras. Na cidade do Rio de Janeiro, as mangueiras também eram tantas que acabaram dando o nome a um bairro, a uma parada de trem e a uma escola de samba: a ´Verde e Rosa´, Estação Primeira de Mangueira.

Propriedades nutricionais
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Propriedades medicinais
A manga ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Valor calórico
100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Características da planta: árvore de grande porte que pode chegar até 30 m de altura, com copa densa e frondosa. Folhas coriáceas, de coloração avermelhada quando jovem e verde-escura posteriormente. Flores pequenas alvas, róseas ou esverdeadas.

Fruto:
De forma alongada, ovóide ou arredondada, casca esverdeada com manchas pretas, amarelas ou róseas quando maduro. Polpa carnosa, suculenta comestível, de coloração amarela ou amarelo-alaranjada e fibrosa em algumas variedades. Semente achatada de tamanho variável.

Cultivo:
Aceitam qualquer tipo de solo, adaptando-se melhor em regiões de clima quente e chuvoso. O período ideal para o plantio é na estação chuvosa. A propagação é por sementes, mudas enxertadas ou alporque.

Recorde superado:

RecordistaPesoCidadeAno
Tiago Lima2,300KgBoa Vista – RR2007


Redação: Raquel Susin