Maior terço do Brasil

Com peso total de 390kg, objeto de reza de Uraí - PR entra para o RankBrasil

13/09/2007
56441 Acessos
Imprimir
Maior terço do Brasil
Foto: Arquivo Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Uraí
Um terço com peso total de 390kg, contendo um crucifixo medindo 3m por 1,9m, prendendo-se por correntes com 59 contas gigantes, de 4 a 6kg cada uma. O objeto de reza da cidade de Uraí - PR entra para o RankBrasil em 2007.

O terço recordista está na Paróquia Nossa Sra. Aparecida, que foi doado pelo escultor José Benedito Gomes. A ideia de sua construção surgiu entre uma conversa de José com o Pe. Antonio Luiz Martins.

O projeto inicial era restaurar um antigo crucifixo, já que, o Cristo estava com o braço quebrado. Porém, o escultor não utilizava remendas em suas obras e desta forma, ele caprichou nos cinco meses de trabalho, esculpindo o terço gigante em timburi.

Além da conquista do recorde, em 29 de abril de 2006, o terço foi abençoado por Dom Getúlio Teixeira Guimarães, Bispo de Cornélio Procópio, cidade a oeste do município.

A recuperação do crucifixo, que agora integra o terço gigante, resgate de vitrais e da
Pia Batismal, e o grande mosaico colocado no altar, são alguns dos feitos do Pe. Antonio, que pretende localizar o lustre original. "Aos poucos, vamos tornando nossa igreja mais bonita", diz.

Entre as obras do escultor está uma medalha que traz a imagem de Maria. Sua próxima peça, que também será doada à igreja, será uma imagem de Nossa Senhora em tamanho natural. “A intenção foi deixar uma obra para a igreja e uma lembrança para minha família”, revela.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires