‘Fuleco’ é eleito o nome da mascote oficial da Copa 2014

Com 48% dos votos dos brasileiros, nome vencedor vem da fusão de ‘futebol’ e ‘ecologia’, transmitindo uma mensagem de consciência ambiental

26/11/2012
6762 Acessos
Imprimir
‘Fuleco’ é eleito o nome da mascote oficial da Copa 2014
‘Fuleco’ foi eleito para o nome da mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) na noite de ontem (25).

Escolhido pelo maior número de brasileiros – 1,7 milhão, o que corresponde a 48% dos votos – o nome vencedor vem da fusão de ‘futebol’ e ‘ecologia’, transmitindo uma mensagem de consciência ambiental.

A eleição durou três meses e oferecia três alternativas. Combinação de ‘azul’ e ‘ecologia’, em segundo lugar ficou ‘Zuzeco’, com 31% da preferência das pessoas que votaram. O nome ‘Amijubi’, de ‘amizade’ e ‘júbilo’, terminou na terceira colocação, com 21% dos votos.

O tatu-bola – espécie em risco de extinção no Brasil – é o animal que vai representar o mundial de futebol no país. De acordo com a FIFA, o mascote e os nomes sugeridos estão em sintonia com a preocupação do torcedor local com o meio ambiente.

Desde que o tatu-bola foi anunciado para a Copa do Mundo de 2014, sua imagem passou a ser utilizada nas cidades-sede. A tradição de ter uma mascote para o torneio remonta ao ano de 1966, quando um leão chamado ‘World Cup Willie’ foi escolhido para a competição na Inglaterra.

Redação: Fátima Pires