Ceará vai participar do ‘Cidades Digitais’ com 10 municípios

Estado é o mais contemplado pelo projeto do Ministério das Comunicações, que selecionou ao todo 80 cidades

03/07/2012 15:00:00
4181 Acessos
Imprimir
Ceará vai participar do ‘Cidades Digitais’ com 10 municípios
O Ceará vai participar do ‘Cidades Digitais’ com 10 municípios. O Estado é o mais contemplado pelo projeto do Ministério das Comunicações, que selecionou 80 cidades de todas as regiões brasileiras.

A lista foi divulgada ontem (02). De acordo com informações do ministério, o objetivo é tornar as gestões públicas mais transparentes, através do maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo.

Depois do Ceará, os Estados com maior número de municípios selecionados foram Bahia, Paraíba e Pará, todos com nove cidades aprovadas. As regiões mais contempladas foram Norte e Nordeste, que juntas totalizam 49 municípios a serem beneficiados.

Seleção e classificação
A seleção contou com 192 cidades. Elas foram avaliadas nos quesitos capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. A classificação aconteceu através de pontuação de critérios como infraestrutura, densidade domiciliar de acesso à banda larga, entre outros.

‘Cidades Digitais’
O projeto ‘Cidades Digitais’ vai modernizar a gestão dos municípios, através da implantação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos governamentais, além de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. A meta é ajudar as prefeituras a cumprirem as determinações da Lei de Acesso à Informação.

Parceiros
Desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, do Governo Federal, o projeto ‘Cidades Digitais’ tem a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Municípios contemplados
A lista completa dos municípios selecionados pelo projeto ‘Cidades Digitais’ e outras informações podem ser obtidas no site do Ministério das Comunicações.

Redação: Fátima Pires