Maior maquete do Empire State Building

Com muita paciência, suor e alguns machucados, Luan Coelho construiu uma réplica de 2,30 metros de altura do edifício nova-iorquino

17/06/2013
7978 Acessos
Imprimir
Maior maquete do Empire State Building
Divulgação: RankBrasil
Morador de Araras (SP), Luan Coelho entra para o RankBrasil em 2013 com a Maior maquete do Empire State Building (ESB). Medindo 2,30 metros de altura, a réplica demorou três semanas para ficar pronta.

A ideia de montar uma maquete surgiu de um trabalho de faculdade. Estudante de Arquitetura e Urbanismo, ele deveria fazer um levantamento histórico de alguma obra arquitetônica e acabou escolhendo o ESB.

“Minha escolha pelo Empire State foi simplesmente pela bonita história de construção. Desde o começo teve marcos históricos, como ele sendo feito na época da depressão de 30, o rápido tempo que levou para ser construído e o projeto inicial ter sido feito por arquitetos”, informa.

Para a construção da maquete, o aluno utilizou papelão, cola, estilete, massa corrida e tintas. A obra foi inteira feita à mão, entre cortes, colagem e pintura.

O Empire State Building foi projetado por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura ‘Shreve, Lamb e Harmon’, que preparou o projeto do edifício em apenas duas semanas, usando como base a concepção do edifício Reynolds de Wiston-Salem, da Carolina do Norte. O edifício foi projetado de cima para baixo.

A abertura do ESB coincidiu com a Grande Depressão dos Estados Unidos e http://www.obra24horas.com.br/materias/arquitetura/maior-maquete-do-empire-state-buildingcomo resultado, muitos de seus escritórios não foram alugados.


Etapas da construção da maquete do Empire State Building - Divulgação: RankBrasil

Dificuldades

Fazer uma réplica de um projeto arquitetônico não é fácil. O recordista conta que as maiores dificuldades foram as noites de pouco sono, os difíceis cálculos para a construção e o acabamento final.

Para fazer uma obra fiel em todos os detalhes, o estudante utilizou fotos de várias perspectivas do prédio para conseguir o realismo que queria. Ele fala que durante a construção acabou se cortando bastante por conta do material que utilizava.


Reconhecimento

Depois de pronta a maquete ficou em exposição na faculdade onde estuda, mas será guardada na casa do recordista. Para Coelho, a construção da réplica do ESB foi uma superação, uma vez que muitas pessoas duvidaram que ele conseguiria fazer um trabalho tão difícil sozinho.

O novo recordista vê como um fato muito importante entrar para o RankBrasil. “Acho muito bom provar que consigo fazer um trabalho assim. Me tornar recordista pode ajudar muito na minha vida profissional, enriquece meu currículo”, diz.

Por enquanto, Luan não pretende montar uma nova maquete, pois tem outros projetos e invenções em mente.

Curiosidades do Empire State Building (ESB)

Em seu primeiro ano de funcionamento, o deck de observação arrecadou aproximadamente 2 milhões de dólares, todo o dinheiro que seus donos conseguiram em aluguel aquele ano;

Foi o maior arranha-céu do mundo por 41 anos;

O edifício ficou famoso em 1933 no filme King-Kong, onde um gorila gigante luta na cena final contra aviões no topo do prédio. É uma das cenas mais reproduzidas da história, aparecendo até em desenhos infantis e comédias;

A iluminação do ESB muda em feriados ou eventos especiais;

São 102 andares, com 1.860 degraus a partir do nível da rua até o último andar. Atualmente, as escadas estão fechadas para o público;

O edifício está sobre uma área de 7.340 metros quadrados. Sua altura total é de 443,2 metros até o mastro de iluminação;

O ESB levou apenas um ano e 45 dias para ser erguido - um recorde até hoje para um edifício desta magnitude;

Tem cinco entradas: duas na rua 33 West, duas na 34 West, e a entrada principal na 5ª Avenida;

A altura do observatório do 86º andar é 350 metros e a altura da antena no topo do prédio, 62 metros.

Redação: Danilo Georgete

Algumas citações na mídia:
UNIMEP
G1
Portal Estação Espacial
Obra 24 horas