Mosaico suspenso feito pelo maior número de pessoas

Grupo com 176 pessoas bate recorde brasileiro utilizando técnicas de rapel. Desafio aconteceu no viaduto Dr. Arnaldo, no bairro Sumaré, em São Paulo

28/03/2022
912 Acessos
Imprimir
Mosaico suspenso feito pelo maior número de pessoas
Desafio exigiu muito esforço físico dos participantes. Para formar o mosaico, alguns tiveram que ficar pendurados nas cordas por até três horas / Foto: Arquivo recordista
Um grupo formado por 176 integrantes entra para o RankBrasil em 2022 pelo recorde de Mosaico suspenso feito pelo maior número de pessoas. Utilizando técnicas de rapel, os desafiantes formaram um mosaico vertical medindo 16 m de largura por 11 m de altura.

O evento aconteceu em 6 de maio de 2018, no viaduto Dr. Arnaldo, no bairro Sumaré, em São Paulo (SP). Para criar o mosaico, os participantes seguraram placas de um metro, nas cores azul, branca e verde, formando a bandeira brasileira. Após o mosaico concluído, alguns integrantes viraram as placas, mostrando o símbolo da taça mundial, em alusão à copa do mundo realizada naquele ano.

De acordo com o idealizador do desafio, o empresário Alan Ferreira Mahseregian, embora as placas fossem leves, confeccionadas em papelão com adesivo de vinil, o mosaico exigiu muito esforço físico. “As pessoas das primeiras filas tiveram que ficar pelo menos três horas penduradas e as que estavam nas demais filas o tempo de duração nas cordas ia diminuindo gradativamente”, conta.

Alan comenta que os participantes utilizaram equipamentos de rapel e alpinismo como capacetes, mosquetes, luvas, equipamentos blocantes, freios, cordim e cadeirinhas. “Todos os equipamentos suportando entre mil e três mil quilos”. Conforme ele, além disto, todos os participantes foram treinados para sair de qualquer situação de emergência e uma equipe de 15 pessoas estava pronta para entrar em ação se fosse necessário um resgate.

Segundo o empresário, que tem mais de 20 anos de experiência em esportes radicais, para posicionar os integrantes na formação do mosaico foram utilizados os métodos do jogo batalha naval, com letras e números, marcando o local exato de cada um. O idealizador lembra que o desafio exigiu seis meses de preparação e o grupo reuniu pessoas de vários estados do Brasil e até de outros países.

Conforme ele, o viaduto Dr. Arnaldo foi escolhido pela localização ideal, facilidade de acesso e por já ser conhecido pelas pessoas. “O local tem altura e largura perfeitas, possuindo vários pontos de ancoragem que são resistentes para colocar as cordas”.

Alan diz que se sente muito feliz e emocionado por conquistar mais um título junto ao RankBrasil. “Este recorde traz muito orgulho para os participantes e toda a equipe porque foi um grande evento esportista usando técnicas verticais”, destaca.


Outros recordes
Alan Ferreira Mahseregian também foi o idealizador de outros recordes junto ao RankBrasil: Maior pêndulo humano (245 pessoas), Maior arco olímpico com pessoas suspensas (33 m de largura por 18 m de altura) e Maior churrasco suspenso (102 convidados).