Maior floresta urbana

Fundado em 28 de junho de 1974, recorde é do Parque Estadual da Pedra Branca. Com 125 quilômetros quadrados, ocupa 10% da área total da cidade do Rio de Janeiro

05/02/2012
7096 Acessos
Imprimir
Maior floresta urbana
Foto: Hugo de Castro Pereira.
Com 125 quilômetros quadrados, o Parque Estadual da Pedra Branca, que foi fundado em 28 de junho de 1974, é a maior floresta urbana do Brasil e do mundo.

O parque recordista ocupa cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, com destaque para o Pico da Pedra Branca, ponto mais alto da cidade, com 1.025 metros de altitude.

Coberta por uma vegetação típica da Mata Atlântica, a floresta urbana se estende pelos bairros de Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Campo Grande.

Sua área abrange inúmeras furnas e grotas de blocos graníticos, formando cachoeiras e variadas paisagens. O parque também dispõe de represas e ruínas de antigas fazendas, entre outras construções de interesse cultural.

Em relação à fauna, existem pelo menos 220 espécies de aves, 38 de répteis, 12 de anfíbios e 79 de mamíferos, além de peixes e invertebrados.

Reserva da Biosfera
O parque é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, através do programa Homem e Biosfera, da Unesco.

Entrada gratuita
A maior floresta urbana do país é aberta diariamente, das 8h às 17h e as visitas são gratuitas. Para caminhadas de longas distâncias é necessário pedir autorização à administração do parque.


Fontes: Parque Estadual da Pedra Branca e Globo Ecologia
Redação: Fátima Pires