Brasil detém a segunda maior área florestal do planeta

São 516 milhões de hectares de floretas, o equivalente a 60,7% do território nacional. País fica atrás apenas da Rússia

10/12/2012
3729 Acessos
Imprimir
Brasil detém a segunda maior área florestal do planeta
País possui 516 milhões de hectares de florestas
O Brasil possui a segunda maior área florestal do planeta, ficando atrás apenas da Rússia. São 516 milhões de hectares, o que equivale a 60,7% do território nacional.

A informação é da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), divulgada na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total destes 516 milhões de hectares é composto por espaços destinados a reservas extrativitas e de desenvolvimento sustentável, terras indígenas, áreas de proteção dos recursos hídricos e do solo, e de conservação da biodiversidade em unidades federais e estaduais.

Também faz parte das florestas do Brasil áreas de produção madeireira e não madeireira em florestas nacionais e estaduais e florestas plantadas, de proteção ambiental e áreas ocupadas com florestas tradicionais.

No mundo
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pneuma), aproximadamente 31% da superfície terrestre do planeta são ocupados por florestas habitadas por 300 milhões de pessoas. Destas florestas dependem, de forma direta, 1,6 bilhão de seres humanos e 80% da biodiversidade da Terra.


Redação: Fátima Pires