O Brasil ficou no escuro no sábado (31), das 20h30 às 21h30, pela ‘Hora do Planeta’ 2012 e bateu recorde de participação, dando exemplo de conscientização em relação às questões ambientais.Ao todo 133 municípios brasileiros - 10 a mais que no ano passado - aderiram ao ato simbólico, considerado o maior movimento global pelo meio ambiente. Juntas, as cidades do país apagaram as luzes de 580 monumentos.
Organizado pela WWF, rede independente de conservação da natureza, a mobilização chama a atenção da sociedade para o aquecimento global e outros problemas que atingem a humanidade.A ideia é que essa conscientização proposta seja constante e não apenas na ‘Hora do Planeta’, no sentido, por exemplo, das pessoas economizarem água e energia, e separarem o lixo orgânico do reciclável.
A rede WWF está presente em mais de 100 países e tem o intuito de assegurar um futuro sustentável, através de movimentos que fazem as pessoas refletirem sobre as ações que implicam em impactos negativos à natureza.Além das cidades brasileiras, a ´Hora do Planeta´ contou com a participação de milhões de pessoas de diversos países do mundo, que apagaram as luzes de monumentos e de suas residências.
Redação: Fátima Pires