Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI

Data é comemorada em 1° de janeiro, desde 1968. Para 2013, o Papa Bento 16 escolheu o tema ‘Bem-aventurados os construtores de Paz’

01/01/2013
8672 Acessos
Imprimir
Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI
Em todos os anos, o atual Papa escolhe um tema relacionado à paz - Imagem: 999images
O Dia Mundial da Paz, comemorado nesta terça-feira, 1° de janeiro, foi criado pelo Papa Paulo VI e começou a ser celebrado a partir de 1968. Em sua primeira mensagem para este dia, ele desejou que a data fosse lembrada sempre.

Na época, o pontífice pediu que a “celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

Em todos os anos, o atual Papa escolhe um tema relacionado à paz, sobre o qual escreve uma mensagem. Em 2012, Bento 16 escolheu ‘Educar os jovens para a Justiça e para a Paz’ e para 2013, o tema é ‘Bem-aventurados os construtores de Paz’.

Apelo estudantil pela paz
Para marcar a data, o RankBrasil destaca uma iniciativa importante na busca por um mundo melhor. Em setembro de 2012, a cidade de Campo Grande – MS conquistou o recorde de maior apelo estudantil pela paz, com manifesto que reuniu mais de 28 mil alunos. Os estudantes registraram ‘Um sonho de paz’, através de cartas, poemas, frases e desenhos.

Dia Internacional da Paz
Diferente do Dia Mundial, o Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro e foi instituído em 1981, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um dia para cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas também que façam algo a favor da paz.


Redação: Fátima Pires