Regime republicano foi instalado no Brasil há 123 anos

A Proclamação da República Brasileira aconteceu em 15 de novembro de 1889. Para marcar a data, o RankBrasil destaca o primeiro presidente do país

15/11/2012
30034 Acessos
Imprimir
Regime republicano foi instalado no Brasil há 123 anos
O regime republicano foi instalado no Brasil há 123 anos, com a Proclamação da República Brasileira, que aconteceu em 15 de novembro de 1889.

Para marcar a data histórica, o RankBrasil destaca um dos pivôs do marco político, marechal Deodoro da Fonseca, que foi o primeiro presidente do país. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Liderados por Deodoro, um grupo de militares do exército brasileiro destituiu o imperador Dom Pedro II e derrubou a monarquia constitucional parlamentarista, instituindo a forma de governo republicana federativa presidencialista.

Com a queda do Império, Deodoro governou o país provisoriamente, do dia da Proclamação da República até 24 de fevereiro de 1891. Depois foi oficializada a primeira constituição da República, com a eleição do marechal, ocupando novamente a presidência até 23 de novembro de 1891.

Como presidente, ele regulamentou o casamento civil, separou a igreja do estado, estabeleceu normas para o uso de símbolos nacionais como selos, hinos, bandeira e armas, entre outras medidas. Deodoro morreu em 23 de agosto de 1892, na cidade do Rio de Janeiro.

República
A República é uma forma de governo na qual o chefe do Estado, chamado geralmente de presidente, é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo sua chefia uma duração limitada. A eleição é normalmente realizada através do voto livre e secreto.

Redação: Fátima Pires