Lei obriga emissão grátis da 1ª via da identidade

Determinação sancionada pela presidente Dilma Rousseff altera a legislação de 1983

19/07/2012
6945 Acessos
Imprimir
Lei obriga emissão grátis da 1ª via da identidade
A primeira via do documento de identidade será emitida gratuitamente no Brasil. A determinação foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União.

O RG já era gratuito em alguns estados, como Rio de Janeiro, Acre e Distrito Federal, mas agora será grátis em todo território nacional. Já a segunda via pode continuar a ser cobrada, com taxas determinadas pela legislação de cada região.

Lei da gratuidade
A determinação da isenção de taxa para a obtenção da primeira via da identidade foi sancionada por Dilma e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. O texto modifica a Lei 7.116, de 29 de agosto de 1983, que não esclarecia sobre o direito à gratuidade.

Primeira via e documentos necessários
A primeira via do RG é quando, pela primeira vez na vida, um cidadão retira o seu número de identificação brasileira. Para este processo basta apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, e três fotos 3cm x 4cm. O registro é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado.

Segunda via
Já a segunda via da identidade, que pode ser cobrada no Brasil, é quando o cidadão que possui um número de identificação no país perde o documento. Esta pessoa necessita então retirar um novo RG, que terá o mesmo número da primeira via.

RG número 1 do país
Edgar Costa é o dono do RG número 1 do Brasil, documento emitido em 1907. Na época, ele era presidente do Gabinete de Identificação e de Estatística da Polícia do Distrito Federal.

Redação: Fátima Pires