Maior rapadura do Brasil

Pesando mais de oito toneladas, município de Santa Cruz da Baixa Verde (PE) quebra recorde brasileiro

Recorde superado

23/10/2022
19650 Acessos
Imprimir
Maior rapadura do Brasil
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde (PE) entra para o RankBrasil em 2022 pela superação do recorde de Maior rapadura do país. Em desafio realizado em 23 de outubro, durante a XXV Feira
Recorde superado, confira aqui...

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde (PE) entra para o RankBrasil em 2022 pela superação do recorde de Maior rapadura do país. Em desafio realizado em 23 de outubro, durante a XXV Feira da Rapadura, a cidade apresentou uma iguaria pesando 8.173kg e medindo 3,03m de comprimento médio, 2,15m de largura média e 0,89m de altura.

O diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente no evento. Ele conferiu peso e medidas e oficializou a nova marca com entrega de troféu. Segundo Cadari, todo processo foi extremamente higiênico, com distribuição para o público de forma bastante organizada. “Foi uma festa linda, realmente a cidade está de parabéns. Vale destacar que logicamente eu experimentei a rapadura e estava deliciosa”, diz.

De acordo com o assessor de gabinete da prefeitura, Alexandre Galvão, a receita gigante levou 130 quilos de cana-de-açúcar e aproximadamente 20 pessoas estiveram envolvidas no processo, que demorou cerca de uma semana. Alexandre comenta que as principais dificuldades para a produção da iguaria foram adquirir os recursos necessários e encontrar pessoal.

Milhares de pedaços do doce foram distribuídos gratuitamente para os participantes da festa. A iguaria foi feita no Engenho Buenos Aires, de propriedade de Valdemir Adriano Silva. Segundo Alexandre, a ideia de produzir uma rapadura gigante teve início em 1999, pelo proprietário do Engenho, mas na época não houve o interesse da prefeitura em fazer o registro.

O assessor de gabinete destaca que a cana-de-açúcar é importante porque é a principal fonte de emprego e renda do município. Conforme ele, o recorde junto ao RankBrasil é o reconhecimento do trabalho já feito por longos anos. “Este título garante a visibilidade que a rapadura feita em Santa Cruz da Baixa Verde merece no país e no mundo”.

Feira da Rapadura
A XXV Feira da Rapadura foi realizada em Santa Cruz da Baixa Verde entre os dias 20 e 23 de outubro, no Pátio de Eventos. Alexandre afirma que o evento superou as expectativas dos organizadores porque teve público recorde e muita movimentação financeira, gerando emprego e renda. Além da rapadura gigante, a festa ofereceu seminários, palestras, rodada de negócios, apresentações musicais e culturais, entre outras atrações.



RecordistaCidade / EstadoPeso Mês/Ano
Complexo TradiçãoPindoretama/CE10.010 kg Setembro de 2023
PidoretamaPidoretama/CE 9.832 kg Julho de 2023
Santa Cruz da Baixa VerdeSanta Cruz da Baixa Verde/PE 8.173 kg Outubro de 2022
Complexo TradiçãoPindoretama/CE5.200 kg Setembro de 2013