Maior coleção de jogos Atari

Com 2.848 jogos únicos, o diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari quebra recorde brasileiro

31/08/2022
19690 Acessos
Imprimir
Maior coleção de jogos Atari
“A gente sempre fala que qualquer pessoa pode ser um recordista, então por que não o próprio diretor do RankBrasil?”, diz Cadari / Foto: RankBrasil
O diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari quebra recorde brasileiro em 2022 de Maior coleção de jogos Atari. Ele possui 2.848 jogos únicos, sendo 934 lacrados ou nas caixas originais. A nova marca foi oficializada em 31 de julho, durante o Encontro MSX Curitiba.
Cadari conta que começou sua coleção para fugir do estresse causado pelo excesso de trabalho em programação, com softwares complexos. “O colecionismo faz muito bem porque a gente cria novas amizades e consegue evitar um pouco de pensar nos problemas do dia a dia”, afirma.

Segundo o diretor, que é natural de Ubiratã (PR) e reside na capital Curitiba, a maior parte dos itens da coleção foi adquirida através de compra no Brasil e ao redor do mundo como Américas, Europa, Ásia e Oceania. “Como tinha muitos repetidos fui revendendo no Brasil e com o lucro comprando outros jogos. Então virou um ciclo de uma autossuficiência financeira”, diz.

Entre as raridades da coleção estão Elevator Action lacrado (edição especial, com apenas 200 unidades); jogos difíceis de encontrar como WaterWorld, Crazy Climber, Rubik´s Cube e Bugs Bunny; jogo do Pelé assinado por ele; e Circus Convoy (edição de 200 unidades assinado por David Crane e Kitchen – fundadores da Activision).
Cadari lembra que não tinha a intenção de ser recordista, mas em certo momento percebeu que a coleção tomou uma grande proporção e que estava próximo de superar a marca brasileira. “Então pensei: quer saber, vou quebrar este recorde”.

Conforme o paranaense, entrar para RankBrasil é algo muito especial. “O RankBrasil existe há mais de 22 anos e muitos me questionavam porque eu ainda não tinha um recorde. A gente sempre fala que qualquer pessoa pode ser um recordista, então por que não o próprio diretor?”, destaca.

Ele enfatiza que apesar da satisfação de possuir a marca brasileira, não pretende quebrar este recorde novamente. “Vou começar a vender uma boa parte da coleção e se alguém superar minha marca eu afirmo que não vou buscar recuperar o título”.

Diretor do RankBrasil, Luciano Cadari quebra recorde brasileiro com 2.848 jogos Atari / Foto: RankBrasil

Oficialização do recorde
Cadari comenta que diante da evolução da coleção, ele foi catalogando tudo por categoria, então cada item que comprava ou trocava, todas as informações eram colocadas em uma planilha.

Para oficializar a marca, Cadari contou com renomados colecionadores que participaram do Encontro MSX Curitiba, os quais atuaram como testemunhas. Mais de dez pessoas aleatórias fizeram a conferência. “Diante da coleção e da planilha, cada um escolhia um fabricante de jogos e conferia os números. Todas as testemunhas assinaram um documento para comprovar o quantitativo”, finaliza.

Jogos da Saga Gradius
Durante o Encontro MSX Curitiba, Luciano Cadari também conquistou o recorde brasileiro de Maior coleção de jogos da Saga Gradius, com a marca de 125 itens únicos.



RECORDE SUPERADO

RecordistaCidade/EstadoNúmero de JogosAno
Luciano CadariCuritiba / PR2.8482022
Antonio Borba Curitiba / PR1.673 2013
Antonio Borba Curitiba / PR1.1442006