Maior coleção de jogos da Saga Gradius

Recorde pertence ao diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari, que possui 125 jogos únicos

10/08/2022
3164 Acessos
Imprimir
Maior coleção de jogos da Saga Gradius
Além dos jogos da coleção, Cadari possui mais de 50 itens colecionáveis da Saga Gradius, como réplicas das naves e de arcade Gradius, revistas especializadas e discos de vinil das músicas dos jogos /
Com 125 jogos únicos, o diretor-fundador do RankBrasil, Luciano Cadari conquista recorde brasileiro em 2022 de Maior coleção de jogos da Saga Gradius. A marca foi oficializada em 31 de julho, durante o Encontro MSX Curitiba, que reuniu colecionadores do Paraná e São Paulo.

Natural de Ubiratã (PR) e residente na capital Curitiba, o diretor conta que começou a coleção para fugir do estresse do dia a dia, causado pelo excesso de trabalho. Segundo ele, a maior parte dos jogos foi adquirida através de compras no Brasil, Estados Unidos e Ásia. “A coleção cresceu justamente fazendo negócios com os jogos repetidos”, comenta.

O paranaense explica que é apaixonado por games antigos porque no início dos anos 90 ele tinha uma loja de consoles MSX. “Eu sempre tive aquele prazer de comprar e vender jogos”, afirma. Cadari mudou de profissão para programador e empresário, mas retomou o gosto por videogames antigos. “Um dos motivos é pelo ciclo de amizades que a gente cria com o colecionismo”.

Conforme ele, a conquista do recorde brasileiro é algo muito importante. “Qualquer pessoa pode entrar para o RankBrasil, seja através de uma coleção, um talento, uma superação humana, etc. Este é o meu momento especial”, revela.

Além dos jogos da coleção, Cadari possui mais de 50 itens colecionáveis da Saga Gradius como caixa de música com tema Gradius, réplicas das naves e de arcade Gradius, action figure, revistas especializadas, cartas Yu-Gi-Uh, três discos de vinil lacrados das músicas dos jogos, entre outros.

A Saga / Franquia Gradius da Konami consiste dos jogos Scramble, Nemesis, Gradius, Salamander, Parodius, Otomedius e Solar Assaut. Para consoles: Arcade, MSX, Commodore 64, GB, GBC, GBA, NES, SNES, Master System, Coleco, X68000, Amstrad CPC, PC Engine, Sega Saturn, Playstation 1 e 2, Xbox 360, Wii e PSP, e mini games.

Atari e outros jogos
Durante o Encontro MSX Curitiba, Cadari também quebrou a marca brasileira de Maior coleção de jogos Atari, com 2.848 jogos únicos. Os dois recordes foram oficializados com a ajuda de colecionadores renomados, que participaram do evento e atuaram como testemunhas para o registro dos quantitativos.
Além de jogos Atari e da Saga Gradius, o diretor possui uma mini coleção de outros jogos, entre eles da Castlevania, Fire Emblem, Mega Gear e jogos de MSX, além de computadores exóticos MSX. “Tudo fica guardado em minha casa, em uma sala especial”, finaliza.