Maior gaitaço do Brasil

Com a participação de 623 gaiteiros, o recorde é de Almirante Tamandaré do Sul – RS

25/04/2004
16065 Acessos
Imprimir
Maior gaitaço do Brasil
A cidade de Almirante Tamandaré do Sul - RS entra para o RankBrasil. O recorde de Maior gaitaço do país foi conquistado no dia 25 de abril de 2004, durante as festividades de emancipação do município.

O evento teve a participação de 623 gaiteiros. Além do repertório confirmado, uma música foi escolhida na hora, por todos os gaiteiros.

Uma verdadeira maratona de convites e visitas foram realizados: a ideia era a participação de representantes de todos os 496 municípios do Rio Grande do Sul, além de outros estados e de países vizinhos.

Na primeira edição, no ano de 2002, reuniram-se 56 gaiteiros, em comemoração ao primeiro aniversário de emancipação político-administrativa do município. Na segunda edição, em 2003, um salto no número de participantes, com a reunião de 516 gaiteiros.

Além da expectativa de superar estes números, no ano de 2004, surgiram duas novidades: premiação para a primeira delegação que chegasse ao município para participar da reunião de gaiteiros e também para a cidade que tivesse o maior número de participantes.

A exemplo dos anos anteriores, a grande festa foi realizada no Pavilhão de Esportes da Comunidade Católica, com recepção aos gaiteiros no dia 24 de abril.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), entidades tradicionalistas, imprensa e prefeituras. O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve presente no município para homologar o recorde.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires