Primeira missa crioula do Brasil

Durante a celebração, todos os presentes, até mesmo o padre e autoridades, participaram montados em cavalos

09/03/2004
28094 Acessos
Imprimir
Primeira missa crioula do Brasil
Foto: Divulgação do evento
A primeira missa crioula do Brasil aconteceu em Caxias do Sul - RS, em 30 de novembro de 2003.

Realizada dentro da cancha do Parque de Rodeios de Vila Oliva, a celebração teve início às 11h, com o toque da sineta e término às 11h40, e contou com a participação de 683 cavaleiros.

O evento foi celebrado com todos os participantes montados em cavalos, até mesmo o padre e autoridades, entre elas, representantes do governador e do prefeito. A rainha e princesas da Festa Nacional da Uva também marcaram presença com seus cavalos.

Todos os objetos utilizados na missa lembravam o estilo campeiro. Para que o padre não precisasse descer do cavalo foi montado um altar especial. Além do padre Dirceu, Omair Ribeiro Trindade, que é a personalidade máxima do tradicionalismo regional, também narrou a missa.

A celebração teve um contexto bem mais completo. As orações feitas em linguagem campeira lembravam o passado sofrido do povo gaúcho, para conquistar a sua independência na Guerra dos Farrapos.

Segundo os organizadores da festa, Solimar Daneluz, Rodrigo Soares, Carlos Brustolin e padre Dirceu, tudo foi pensado para que cada pessoa presente pudesse demonstrar sua fé.


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires