Campina Grande vai realizar roda de capoeira gigante nesta quinta

Projeto Capoeira nas Escolas pretende reunir mais de 3,5 mil estudantes durante aulão na Paraíba. O RankBrasil vai acompanhar a tentativa de recorde

04/11/2014
6924 Acessos
Imprimir
Campina Grande vai realizar roda de capoeira gigante nesta quinta
Projeto Capoeira nas Escolas pretende reunir mais de 3,5 mil estudantes durante aulão deste ano / Foto: Chico Moraes - Prefeitura de Campina Grande
A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB), através da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Alpargatas e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB) devem organizar a Maior roda de capoeira estudantil do país. O RankBrasil estará no local para verificar a possibilidade de recorde.

A tentativa acontecerá durante o 4º Aulão de Capoeira nas Escolas, nesta quinta-feira (6), no Parque do Povo, no Centro da cidade. A roda celebrará também o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Realizado anualmente pelo Projeto Capoeira nas Escolas, o evento pretende reunir mais de 3,5 mil alunos da rede municipal de ensino e a atividade vai contar com diversas equipes de apoio fazendo o acompanhamento dos estudantes.

Projeto Capoeira nas Escolas
Com início no ano de 2007 em respeito à Lei10.639/2003, que determina a inclusão das disciplinas História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, a atividade é uma parceria entre a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB) e a Secretaria de Educação de Campina Grande (PB).

De acordo com Rosemberg Pequeno, coordenador do projeto, atualmente a capoeira é ensinada nas 120 escolas municipais e também em sete creches da cidade. “São aproximadamente 30 crianças por escola, com duas aulas semanais de uma hora de duração. Em 2010 resolvemos realizar o primeiro aulão com o intuito de divulgar o trabalho de forma mais ampla e também conseguir uma integração entre os diferentes estilos ensinados nas escolas”, explica.

Programação
8h30 – Abertura
9h – Aulão
9h20 – Roda de Capoeira para tentativa do registro de recorde
9h40 – Cerimônia de encerramento

Redação: RankBrasil