A confiança do consumidor atingiu um dos maiores níveis da história do Brasil.Na passagem de fevereiro para março de 2012, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 2,8%, passando de 119,4 para 122,7 pontos.
Com essa pontuação, o otimismo do brasileiro em relação à economia atingiu o maior patamar desde julho do ano passado, quando ficou em 124,4 pontos.De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (26), houve melhora nas avaliações sobre o momento atual do país e também quanto às expectativas em relação aos próximos meses.
Os dados mostram que entre fevereiro e março, o Índice da Situação Atual subiu 1,6%, passando de 140,5 para 142,7 pontos. Já o Índice de Expectativas teve 3,6% de crescimento, aumentando de 108,3 para 112,2 pontos.
A pesquisa
A pesquisa teve início em setembro de 2005 e é realizada a partir de uma amostra com mais de dois mil domicílios, em sete capitais brasileiras. O último levantamento foi feito entre os dias 1º e 21 de março.A Sondagem de Expectativa do Consumidor leva em consideração a situação econômica do país, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
Redação: Fátima Pires