Mais jovem professor universitário

Carlos Ramiro Bonifacio Neto, de Diadema (SP), entra para o RankBrasil. Ele começou a lecionar em universidade aos 21 anos, sete meses e 26 dias

30/05/2023
3689 Acessos
Imprimir
Mais jovem professor universitário
Carlos Ramiro Bonifacio Neto começou a lecionar em universidade aos 21 anos, 7 meses e 26 dias / Foto: Arquivo recordista
Carlos Ramiro Bonifacio Neto, da cidade de Diadema (SP), entra para o RankBrasil pelo recorde de Mais jovem professor universitário do país. Em 24 de janeiro de 2023 ele foi oficializado no quadro da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, como professor de pós-graduação. Nascido em 29 de maio de 2001, na época, ele tinha 21 anos, sete meses e 26 dias.

De acordo com o recordista, dar aulas em universidade sendo tão jovem é uma grande oportunidade de conhecer pessoas e se aprofundar no ambiente acadêmico. “Como estou ativo no mercado e muito por dentro das tendências digitais, acredito ser de grande valia aos alunos ter alguém bem participativo no mercado de trabalho”, afirma.

Por outro lado, Carlos comenta que ser jovem é um pouco desconfortável no começo de cada turma. “Vejo nos olhos dos alunos um tom de suspeita pela minha pouca idade, mas consigo ir conquistando e ganhando mais confiança ao longo das primeiras aulas”.

O paulista começou a lecionar em cursos técnicos e livres a cerca de dois anos.
“Meu principal objetivo era ensinar para usar isso como uma forma de me manter atualizado e não me esquecer de atributos mais técnicos das áreas digitais e de marketing estratégico”, lembra.

Ele comenta que conforme foi contribuindo para o aprendizado dos alunos, começou a enxergar o fato de ensinar de uma forma muito mais importante. “Hoje eu ensino com a intenção de melhorar a vida das pessoas e torná-las mais autônomas e estratégicas”.

Segundo Carlos, o recorde junto ao RankBrasil é algo realmente único. “Eu nunca pensei em ser um recordista e quando descobri que de certa forma marquei um pedaço da história do país, ainda mais na área educacional, isso mudou a forma como eu enxergo a beleza em lecionar”, destaca. “É muito legal também saber que o mais jovem professor é da área do marketing e que de certa forma represento e alavanco a visibilidade desta categoria”, finaliza.

Currículo
O recordista é graduado em Marketing pela Faculdade de Diadema (FAD) e tem MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP). Possui algumas certificações da Google relacionadas ao digital e também algumas outras certificações como Propriedade Intelectual, Design Gráfico, Investimentos Financeiros, entre outras. Além de lecionar na ESPM, atualmente Carlos é ‘digital analytics’ na Whirpool (grupo de Brastemp e Consul) e palestrante.



RecordistaCidade / EstadoIdadeAno
Carlos Ramiro Bonifacio NetoDiadema / SP21 anos, 7 meses e 26 dias2023
Tiago Felix dos Santos PorfirioCambé/PR21 anos, 8 meses e 15 dias2021
Bruno Gomes PereiraAraguaína (TO)23 anos e 7 meses2016