Dia do Doador de Sangue tem por objetivo estimular a doação
Na oportunidade, o RankBrasil destaca o catarinense Orestes Golanovski, que detém o recorde de maior doador de sangue do país
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado neste domingo, 25 de novembro, tem por objetivo valorizar e estimular a participação das pessoas no processo de doação de sangue, um ato simples que salva vidas.A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto número 53.988, promulgado pelo então presidente da República, Castello Branco.
Para marcar o dia, o RankBrasil destaca o exemplo de ajuda incondicional ao próximo, do catarinense Orestes Golanovski. Ele foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como o maior doador de sangue do Brasil e também do mundo.Até junho de 2006, o recordista já havia feito 187 doações de sangue. Ao completar 65 anos não pôde mais realizar este ato de solidariedade, devido à lei da época que não permitia doadores acima dessa idade. Mesmo assim, continuou seu trabalho em prol da vida, criando a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec).
Para doar
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Também podem ser doadores jovens com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável.O sangue doado é utilizado em pessoas que sofreram hemorragia e precisam fazer a reposição, como no caso de cirurgias muito longas, onde é necessário manter a quantidade do sangue do paciente, e também para tratamento de outras doenças, como a hemofilia.
A doação de sangue pode ser realizada em todos os hemocentros do Brasil. O Ministério da Saúde disponibiliza na internet endereços e telefones destes locais. Para encontrar o hemocentro mais perto de sua residência basta clicar aqui.
Dia Mundial do Doador
O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue deve ser comemorado em 14 de junho. A data foi instituída no ano de 2004, pela Organização Mundial de Saúde. A ideia é reforçar a importância da solidariedade dos cidadãos saudáveis para ajudar a salvar vidas.Redação: Fátima Pires