Dia da Criança sugere um futuro melhor para todos os brasileirinhos

Data serve para refletir sobre o direito das crianças à cidadania. Além de presentes, elas precisam de incentivo para construir um mundo mais feliz

12/10/2012
3637 Acessos
Imprimir
Dia da Criança sugere um futuro melhor para todos os brasileirinhos
O RankBrasil parabeniza todos os brasileirinhos pelo Dia da Criança, comemorado nesta sexta-feira, 12 de outubro. A data serve para refletir sobre o direito de todas as crianças à cidadania.

Além de presentes, que demonstram carinho e amor dos familiares, elas precisam de incentivo para construir um futuro melhor. Este apoio geralmente começa em casa, com os pais, mas é dever de todos, entre educadores, instituições, entidades, igrejas, empresas, entre outros segmentos da sociedade.

Como forma de exemplificação, o RankBrasil destaca recordes que foram conquistados através de crianças, enaltecendo o valor dos brasileirinhos. Um deles é o de maior apelo estudantil pela paz, realizado em Campo Grande – MS. Orientados por professores, mais de 28 mil alunos participaram do manifesto, em busca de um mundo melhor.

Outro recorde que merece ser lembrado é o de maior coral infantil do Brasil, com mais de três mil crianças. Patrocinado por várias empresas, o espetáculo recordista aconteceu em Guarapuava – PR, com canções natalinas, simbolizando a união entre todas as pessoas.

Já no município de Santo Antônio do Descoberto, a igreja católica proporciona a crianças e adolescentes uma formação religiosa, humana e cidadã diferenciada: a cidade possui o recorde de maior número de coroinhas em uma mesma paróquia, com 692 no total.

Acreditando que as crianças são o futuro do país, o RankBrasil faz questão de apoiar este tipo de iniciativa, valorizando a dedicação de todas as pessoas que contribuem para a concretização de recordes brasileiros infantis.

Dia da Criança no Brasil
No Brasil, o Dia da Criança foi criado pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho em 1920. A data de 12 de outubro foi oficializada pelo presidente da época, Arthur Bernardes, através do decreto número 4867, de 05 de novembro de 1924.

O dia passou a ser comemorado somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, fizeram uma promoção para lançar a Semana do Bebê Robusto e aumentar suas vendas. A estratégia funcionou e atualmente, a data é a segunda mais importante para o comércio do país, perdendo somente para o Natal.

Dia Mundial da Criança
Muitos países comemoram o Dia da Criança em 20 de novembro, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal das Crianças. Nesta data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, que estabelece, entre outras coisas, que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Redação: Fátima Pires