Eike Batista e BNDES vão criar primeira fábrica de chip do Brasil

A parceria resultou na Companhia Brasileira de Semicondutores. Fábrica será construída em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte – MG e o investimento estimado é de R$ 500 milhões

05/04/2012 12:00:00
5265 Acessos
Imprimir
Eike Batista e BNDES vão criar primeira fábrica de chip do Brasil
O empresário do grupo EBX, Eike Batista, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) chegaram a um acordo para instituir a Companhia Brasileira de Semicondutores (CBS).

A parceria vai instalar a primeira fábrica de placas de silício no Brasil, os chamados ‘wafers’, para a montagem de semicondutores.

A CBS deverá ter também a participação minoritária da WS Consultant, empresa que é presidida pelo ex-presidente da Volkswagen do Brasil, Wolfgang Sauer.

O anúncio ainda não foi oficializado. A princípio, a construção da fábrica será em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. O investimento estimado é de R$ 500 milhões.

Avanço tecnológico
De acordo com analistas, em termos tecnológicos, a construção da fábrica de ‘wafers’ é vista como algo próximo à decisão de construir a Embraer nos anos 70.

Eike Batista
O empresário Eike Batista é o Homem mais rico do Brasil e o sétimo do mundo, de acordo com a revista norte-americana Forbes.

BNDES
O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e tem por objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

Redação: Fátima Pires