Eike Batista vai investir em energia elétrica à base de combustíveis

A empresa MPX, do homem mais rico do Brasil, estuda a geração de energia com tecnologia inédita no país

12/06/2012 10:00:00
6557 Acessos
Imprimir
Eike Batista vai investir em energia elétrica à base de combustíveis
O homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, anunciou que sua empresa MPX pretende produzir energia elétrica com uma tecnologia inédita no país, a partir de células combustíveis.

A primeira planta do projeto piloto deverá ter três Megawatts (MW) e será instalada no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito ontem (11), durante o lançamento do programa Rio Capital da Energia, do governo do Estado.

Esta nova tecnologia já está sendo utilizada em pequena escala nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a empresa MPX Energia procura parceiros para implantar o projeto.

Células combustíveis
Em vez da combustão, as células combustíveis são produzidas através de reação química. Os componentes mais utilizados para sua obtenção são oxigênio e hidrogênio, por não produzirem gás carbônico. Outros elementos também podem ser usados, como etanol, gás natural, biodiesel e biogás.

MPX Energia
Além da realização de estudos para produção de energia a partir de células combustíveis, a MPX está em fase avançada de construção de duas termelétricas no Ceará e também investiu na geração de energia solar na Usina de Tauá, já em operação no mesmo Estado.

Grupo EBX
A empresa MPX faz parte do Grupo EBX, que foi fundado em 1983 por Eike Batista. O grupo administra negócios em diversos segmentos, entre exploração de petróleo e gás natural, mineração, energia, fontes renováveis e entretenimento.

O empreendedor
Eike Batista é a sétima pessoa mais rica do mundo, de acordo com lista da revista norte-americana Forbes. Recentemente, ele também foi citado na revista britânica The Economist, como o ‘vendedor do Brasil’. Este ano, o empresário ainda apareceu no Top 100 da revista norte-americana Times, como uma das pessoas mais influentes do mundo.

Redação: Fátima Pires