Campanha eleitoral pelo Twitter só será permitida a partir de julho

TSE proibiu pré-campanha dos candidatos por entender que se trata de um meio de comunicação social. Antes do dia estipulado, prática é ilícita e pode acarretar em multa

16/03/2012 10:10:00
2638 Acessos
Imprimir
Campanha eleitoral pelo Twitter só será permitida a partir de julho
A campanha eleitoral 2012 pelo Twitter só poderá ser iniciada em 06 de julho, data a partir da qual a Lei das Eleições permite a propaganda de candidatos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que o Twitter é um meio de comunicação social e deve fazer parte da Lei geral que proíbe a campanha antes do período eleitoral.

Diante da determinação da justiça, divulgada na quinta-feira (15), o candidato que realizar esta prática ilícita antes do dia estipulado pode levar multa caso seja descoberto, o que não é difícil.

Foi o que aconteceu com o ex-candidato à vice-presidência da República em 2012 pelo PSDB. Indio da Costa perdeu o recurso da multa de R$ 5 mil por veicular no Twitter, na época, mensagem eleitoral antes do período permitido.

Conveniência
O Twitter é bastante acessado por brasileiros, o que torna conveniente a sua utilização pelos candidatos. São mais de 33 milhões de contas cadastradas, o que faz do Brasil o segundo maior país em número de usuários da rede social.

Redação: Fátima Pires