Primeiro SAMU do Brasil

Recorde é da cidade de Campinas – SP, que inaugurou oficialmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em junho de 1996

26/02/2013
34622 Acessos
Imprimir
Primeiro SAMU do Brasil
SAMU de Campinas foi inaugurado oficialmente em 1996 - Imagem: divulgação RankBrasil
O Primeiro SAMU do país, que entra para o RankBrasil em 2013, é o de Campinas – SP.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi inaugurado oficialmente em junho de 1996, pelo então prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

Além da frota de ambulância devidamente equipada, na época, o SAMU já contava com a figura do médico regulador nas 24 horas, para gerenciamento dos chamados, baseados em critérios técnicos precisos.

O processo de planejamento do serviço na cidade começou em 1994, através da política da Secretaria de Saúde de São Paulo, que previa a estruturação dos Sistemas de Urgência no Estado. Os trabalhos tiveram início em 1995, já conforme os padrões exigidos atualmente, com regulamentação médica.

Inspirado no modelo francês de atendimento e emergências, e adaptado à situação brasileira, o serviço de Campinas teve como idealizador e primeiro coordenador o médico José Roberto Hansen. O primeiro SAMU também contava com uma equipe de motoristas com formação em suporte básico de vida e enfermeiros especializados para o atendimento pré-hospitalar.

No Brasil
Em 2002, com recursos do Ministério da Saúde, foram capacitados 460 profissionais médicos e de Enfermagem no país, para o atendimento de urgência e emergência. No final do mesmo ano, houve a publicada da portaria 2.048, criando o Regulamento Técnico para os Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, fortalecendo os conceitos que vigoravam no SAMU de Campinas.

No mês de setembro de 2003, o Governo Federal instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas. A portaria determinou o financiamento para investimento e custeio do componente pré-hospitalar móvel, visando a implantação do serviço em municípios e regiões de todo o território brasileiro.

O serviço
O SAMU, que atende pelo número de telefone 192, é o serviço médico móvel brasileiro utilizado em casos de emergência, que funciona 24 horas, possibilitando à vítima maiores chances de sobrevida, diminuição de sequelas e o transporte seguro até o local de saúde mais adequado para continuidade do tratamento.

No mundo
O primeiro serviço do gênero no mundo foi o da França, de 1986, que faz uso da mesma sigla: SAMU (Service d´Aide Médicale d´Urgence). O atendimento é considerado por especialistas como o melhor entre todos os países que dispõem de atendimentos similares.


Fontes: Revista Emergência, SAMU Campinas e Wikipédia
Redação: Fátima Pires