Mais jovem âncora

Recorde é de Jamile Santana, que comanda o telejornal Mogi News 1ª edição desde maio de 2012, quando tinha apenas 24 anos

22/05/2012
6267 Acessos
Imprimir
Mais jovem âncora
Jamile Santana na bancada do telejornal Mogi News - Foto: Jorge Moraes
A jornalista Jamile Santana, natural de Mogi das Cruzes (SP), entra para o RankBrasil em 2013 pelo recorde de Mais jovem âncora mulher. Em 22 de maio de 2012, com 24 anos, um mês e quatro dias, ela começou a apresentar o telejornal Mogi News 1ª edição.

Graduada em 2010, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a recordista iniciou sua carreira antes mesmo da profissionalização.

Em 2006 entrou para a redação do Mogi News como assistente de reportagem. No mesmo ano de sua formatura foi finalista do 5º Prêmio Santander Jovem Jornalista, o que resultou na publicação de uma matéria no jornal O Estado de São Paulo.

Ao ser entrevistada pela TV Mogi News sobre a premiação, surgiu a oportunidade de comandar o telejornal. Apaixonada pelo jornalismo, desde criança Jamile almejava ingressar na área, mas na mídia impressa, não imaginando atuar em frente às câmeras.

Para a apresentadora, é uma alegria imensa trabalhar na TV e ser a mais jovem âncora. “Ao mesmo tempo a responsabilidade aumenta”, diz. Segundo a recordista, pela pouca idade, muitas pessoas não acreditam que ela é profissional. “Às vezes estou na rua realizando uma reportagem e perguntam se faz parte de trabalho de escola”, comenta.

O recorde
Jamile explica que um entrevistado a questionou se ela era a mais jovem âncora do país. Pela possibilidade, a jornalista e seus amigos pesquisaram sobre o assunto e confirmaram a suspeita. De acordo com a recordista, entrar para o RankBrasil é um sentimento importante e representativo: “Estou muito feliz por ter este recorde reconhecido e certificado. Fiquei emocionada quando deu certo”.

Mogi News 1ª edição
O telejornal é transmitido ao vivo de segunda à sexta-feira, às 12h30, pelo canal 15 da NET (por assinatura) e através da internet. O conteúdo produzido tem enfoque local para 10 cidades que compõem o Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo (SP).

Homenagens
Pelo trabalho significativo, Jamile foi homenageada duas vezes em sua cidade natal. Em 2012 recebeu o troféu ‘Repórter Amiga da Cultura’, da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes. No ano de 2013 obteve do Lions Clube Mogi Estância, o certificado de ‘Honra ao Mérito’, por ser jovem e representar bem o município.

Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Notícia na Hora