Primeira brasileira eleita Miss Universo

Gaúcha recordista venceu o concurso mundial de beleza realizado no ano de 1963, nos Estados Unidos

10/02/2013
12318 Acessos
Imprimir
Primeira brasileira eleita Miss Universo
Ieda Vargas derrotou 49 candidatas de outros países - Imagem: divulgação
Ieda Maria Vargas Athanásio entra para o RankBrasil por ter sido a Primeira brasileira eleita Miss Universo.

Aos 18 anos de idade, a gaúcha venceu o concurso mundial de beleza, que foi realizado em 20 de julho de 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos, derrotando 49 candidatas de outros países. No mesmo ano, ela conquistou o Miss Brasil.

Em seu retorno ao Brasil, logo após a conquista do concurso, ela foi recepcionada por milhões de pessoas ao longo das ruas por onde desfilou em Brasília, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. No Distrito Federal, Ieda foi recebida pelo então presidente da República, João Goulart.

Durante seu mandato, a brasileira viajou mais de 400 mil quilômetros, visitando 21 países, incluindo uma longa viagem à Austrália. Ao passar a coroa para a sua sucessora, ela viveu por alguns anos em Miami, casou-se em 1968 e teve dois filhos.

Depois, Ieda voltou a Porto Alegre e sem a pretensão de seguir carreira artística, recolheu-se a uma vida privada em família, com pequenas participações em eventos nacionais e internacionais, geralmente como convidada de honra.

Convite para o cinema
Um dos jurados do Miss Universo, o ator britânico Peter Seller, foi decisivo para a vitória da brasileira, concedendo notas máximas em suas três apresentações na passarela. Após o concurso, ele teria convidado Ieda a fazer carreira no cinema e estrelar seu próximo filme, ‘A pantera cor-de-rosa’, o que foi recusado.

Carreira
A recordista nasceu em Porto Alegre – RS, em 31 de dezembro de 1944. Aos 17 anos obteve seu primeiro título de beleza, como Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Antes de se tornar Miss Brasil, foi Miss Porto Alegre e Miss Rio Grande do Sul.

O concurso
O Miss Universo é a mais importante competição internacional de beleza feminina, realizada anualmente desde 1952. Promovido pela Organização Miss Universo, de propriedade do empresário norte-americano Donald Trump, é um dos eventos mais vistos do mundo, com audiência de cerca de um bilhão de telespectadores, em mais de 180 países.

Importância
Na época em que Ieda conquistou o título mundial, os concursos de beleza tinham para os brasileiros tanta popularidade e importância quanto o futebol e a Copa do Mundo. Poucos dias após ser coroada Miss Brasil, ela chegou a ser madrinha das tropas gaúchas que embarcaram para a Faixa de Gaza, integrando o 13º Contingente do Batalhão Suez do exército do país.

Reconhecimento
Em uma votação popular, que foi organizada pela rede de televisão RBS, Ieda foi incluída entre os ‘20 gaúchos que marcaram o século XX’, ao lado de nomes como Mário Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas e Érico Veríssimo.

Primeira do mundo
A finlandesa Armi Kuusela foi a primeira mulher do mundo eleita Miss Universo, na edição de 1952. Além de Ieda, o Brasil tem mais uma representante entre as maiores belezas femininas do planeta: a baiana Marta Vasconcelos, vencedora do concurso realizado em 1968.


Fontes: G1 Brasil, Wikipédia e Zero Hora
Redação: Fátima Pires