Caverna mais extensa

O recorde é da Toca da Boa Vista, que fica no município de Campo Formoso - BA e possui 102,5 km mapeados e topografados

06/09/2007
12561 Acessos
Imprimir
Caverna mais extensa
Toca da Boa Vista é a caverna mais extensa do Brasil
A Caverna mais extensa do país, que entra para o RankBrasil, é a Toca da Boa Vista, localizada no município de Campo Formoso - BA.

São 102,5 km mapeados e topografados pelo Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Descoberta em 1987, trata-se de um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros.

A entrada principal da Toca da Boa Vista fica a 11km a leste da Vila de Laje dos Negros, ao lado da estrada que liga este vilarejo à cidade de Abreus.

Esta entrada não é facilmente identificada em meio à monótona paisagem local. Para chegar, recomenda-se buscar informações junto aos moradores da região. As visitas devem ser conduzidas com a ajuda de especialistas, devido à complexidade, alta temperatura e ausência de água no interior.

A exploração de cavernas desse porte leva dias e fica ainda mais difícil pela obstrução de galerias por sedimentos, o que requer a experiência da espeleologia, atividade científica que se dedica ao estudo e exploração das cavidades naturais.

A Toca da Boa Vista representa trechos de um sistema único de galerias, que foi segmentado devido à desnudação da superfície. Por outro lado, estudos afirmam que existe na área um mínimo de 100km de condutos ainda inexplorados.

Características
As cavernas locais se caracterizam por constituírem um labirinto bidimensional, onde o formato das paredes e teto das galerias se altera rapidamente, apresenta variação de volumes e as junções entre as vias são irregulares. O padrão dessas cavernas é predominantemente ramiforme.

A Toca da Boa Vista e as cavernas vizinhas não são locais muito agradáveis para visitação de passeio. A alta temperatura interna, que fica ente 27ºC e 29ºC, traz desconforto à atividade de exploração. Além disto, obstáculos diversos ao longo do percurso fazem com que muitos de seus trechos estejam fora do alcance de leigos.

Fósseis encontrados
Dentre as várias ossadas fósseis encontradas na caverna se destacam esqueletos quase completos e excepcionalmente bem preservados de algumas espécies extintas, o que permitiu um importante avanço no conhecimento sobre a sistemática evolutiva de tais grupos.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires