Mais jovem compositor de partituras para piano

Com cinco anos e nove meses, o menino Adauto Kovalski da Silva, de Curitiba - PR, entra novamente para o RankBrasil

02/01/2008
11725 Acessos
Imprimir
Mais jovem compositor de partituras para piano
Com apenas oito anos, Adauto Kovalski da Silva, da cidade de Curitiba - PR entra novamente para o RankBrasil, em 2008, pelo recorde de Mais jovem compositor de partituras para piano. O menino já é recordista por ser o Mais jovem a lançar um livro e o Mais jovem pintor em tela.

No ano de 2005, Adautinho, como é chamado na família, começou a ter aulas de piano e desde o início demonstrava facilidade: na primeira aula já conhecia todas as notas.

Desta forma surgiu a vontade de começar a compor suas próprias músicas. Hoje já são seis músicas registradas na Fundação Biblioteca Nacional e existem algumas composições ainda sem registro.

A primeira canção, ´Titia manezinha eu te amo´, foi aos cinco anos e nove meses, em homenagem à tia Maria José. As outras músicas registradas são “O pequeno canguru´, ´A pescaria´, ´Suspense´, ´Alegria´ e ´A onça e o coelho´.

As pastas das partituras vêm com uma ilustração e um pequeno texto, onde Adauto explica como surgiu a ideia para cada composição.

Trajetória de um recordista
O recordista apresentou sua primeira composição para 70 pessoas, na abertura do XXIV Concurso Latino Americano Rosa Mística, no dia 15 de outubro de 2005, data que marcou também o lançamento de seu primeiro livro, ´Aprender é fácil´.

Em dezembro de 2006 aconteceu o lançamento do segundo livro e aproveitou para tocar algumas de suas músicas. A canção ´O pequeno canguru´, a que mais agradou ao público, foi selecionada para um recital e apresentada no Auditório Brasílio Itiberê, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, com público de 200 pessoas.

Em 2007, com a música ´A pescaria´, ele conquistou o 1º lugar do Grupo Mirim, no Concurso Estadual de Composição promovido pelo CEAPEM (Centro de Atualização e Pesquisa em Música) e pela AEMP (Associação das Escolas de Música do Paraná). Todos os participantes apresentaram suas partituras no dia do concurso.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires