Primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil

Fraldinha é uma fêmea que nasceu em 16 de novembro de 2011 e vive no Aquário de Santos, no litoral de São Paulo

27/11/2012
4496 Acessos
Imprimir
Primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil
Foto: Francisco Arrais – Prefeitura Municipal de Santos
O primeiro pinguim nascido em cativeiro no país, que entra para o RankBrasil, chama-se Fraldinha.

Trata-se de uma fêmea que nasceu em 16 de novembro de 2001 e vive no Aquário de Santos, no litoral do Estado de São Paulo.

Fraldinha levou este nome porque, apesar dos pinguins-fêmea do aquário da cidade botarem ovos todos os anos, foi o único animal que conseguiu nascer em cativeiro. É um pinguim-de-magalhães, característico de águas temperadas e que geralmente habita as zonas costeiras da Argentina e Chile.

O Aquário de Santos tem 26 pinguins mas Fraldinha é uma atração à parte. Uma curiosidade envolvendo a espécie é que os machos também chocam ovos e tomam conta dos filhotes. Os animais devem ser deixados à vontade, pois se encarregam sozinhos do cuidado com os ovos.

Pinguim
O pinguim é uma ave marinha não voadora, mas excelente nadadora, característica do Hemisfério Sul, em especial na Antártida. O animal chega a nadar a uma velocidade de até 45 km/h e passa a maior parte do tempo na água.

A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: as asas atrofiadas desempenham função de barbatanas e as penas são impermeabilizadas através da secreção de óleos. Alimenta-se de peixes e outras formas marinhas, sendo vítimas de predadores como orcas e algumas espécies de focas.


Fontes: G1 Santos e Região, A Tribuna, Aquário Municipal de Santos e Wikipédia
Redação: Fátima Pires