Os gatos possuem um apurado senso de equilíbrio. Quando o animal cai, os olhos e ouvidos enviam uma mensagem ao cérebro sobre a posição da cabeça em relação ao solo.Neste processo, os músculos são acionados e realizam uma série de movimentos instintivos, fazendo com que o corpo gire e caia sobre as quatro patas.
Para cair de pé basta que o felino tenha uma altura mínima do chão: apenas 30 centímetros são suficientes. Neste tempo de queda o animal é capaz de corrigir a postura e rapidamente retomar o equilíbrio.Isto não significa que saem sempre ilesos, mas a flexibilidade e agilidade diante de situações de risco contribuem para manter a lenda de que o gato tem sete vidas.
Animal de estimação
O felino fica em terceiro lugar na lista dos pets preferidos no Brasil, com 19,8 milhões. O recorde de Animal de estimação em maior número é do cachorro (35,7 milhões), seguido do peixe (25 milhões).
Coleção de artigos de gato
Pela preferência, existem pessoas que até colecionam artigos de gato. A maior do país é de Regina Vertamatti, de Vinhedo (SP). Ela possui 532 peças de vários lugares do Brasil e do mundo, entre bibelôs de louça, pedra, madeira e tecido.
Fontes: Mundo Estranho e Super Interessante
Redação: Fátima Pires