A cidade de Piranguinho (MG) promete quebrar o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior pé de moleque. O desafio acontece neste sábado (13), durante a XV Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari vai estar presente para conferir as medidas e possivelmente oficializar a nova marca brasileira.De acordo com a secretária municipal de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura de Piranguinho, Amélia Cristina Silva Gonzaga, a receita gigante vai levar 240 quilos de amendoim e 184 quilos de rapadura, com intenção de atingir 27 metros de comprimento.
Amélia, que também é membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Piranguinho e Conselho Municipal de Turismo, comenta que o doce será produzido em aproximadamente três horas, na praça Cel. Braz, no centro do município. Segundo ela, cinco doceiros vão participar da produção e outras 11 pessoas ajudarão no preenchimento do tabuleiro durante a preparação do pé de moleque.O doce gigante será distribuído gratuitamente para os participantes da Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo. Conforme Amélia, metade será entregue na noite de sábado (13) e a outra parte vai ser distribuída no domingo (14), logo após o almoço, sempre na praça Cel. Braz.
Município de Piranguinho (MG) promete quebrar o próprio recorde brasileiro com pé de moleque gigante / Foto: RankBrasil
Patrimônio Cultural Imaterial
Conforme a secretária municipal, a produção do pé de moleque é tradição no município de Piranguinho desde a década de 30, no entanto se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais pela Lei nº 18.057 de 2009, e decreto Municipal 47/2010.Amélia destaca que por meio das ações de salvaguarda do bem registrado (para manter a tradição de fazer o doce de forma artesanal), a festa do Maior Pé de Moleque do Mundo acontece todos os anos no município de Piranguinho, preferencialmente no mês de junho.