Ipanema promete quebrar o próprio recorde com queijo gigante

Município também quer superar as marcas brasileiras de Maior queimadinha e Maior doce de leite

09/06/2022
3211 Acessos
Imprimir
Ipanema promete quebrar o próprio recorde com queijo gigante
A cidade de Ipanema (MG) pretende quebrar mais uma vez o próprio recorde brasileiro de Maior queijo minas padrão. Para obter o novo título, o município deve apresentar uma iguaria com mais de 2.284 quilos (marca obtida em 2019). O município também quer superar as marcas brasileiras de Maior queimadinha e Maior doce de leite.

Os desafios acontecem durante a 12ª Festa do Queijo, que será realizada entre os dias 16 e 18 de junho. As representantes do RankBrasil, Iolete Cadari e Elisangela Arruda estarão presentes para conferir pesos e medidas e possivelmente oficializar os novos recordes.

O queijo gigante será produzido pelo Laticínio Dois Irmãos, com a utilização de 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O queijo é produzido em um único dia, mas seu período de maturação é de seis dias.

A iguaria vai ser apresentada para a população no dia 18, com desfile pela cidade em carro aberto. Depois será cortada e distribuída gratuitamente para os participantes da festa, na praça Coronel Calhau.

Queimadinha e doce de leite
A queimadinha também será produzida pelo Laticínio Dois irmãos, com a utilização de 1.200 litros de leite e açúcar. Ela vai ser feita no dia do evento e armazenada em um bule com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro. Para superar a atual marca de Ipanema (de 2019), deve ter mais de 1.150 litros.

O doce de leite, que vai ser produzido pela fabrica de doces Nhá Nair, levará aproximadamente 1.600 litros de leite, 440 quilos de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Seu tempo de fabricação é de dois dias. Para o município bater seu próprio recorde, a iguaria deve pesar mais de 828 quilos (marca de 2019).
O doce também vai ser apresentado para a população com desfile pela cidade. Assim como o queijo gigante, tanto a queimadinha quanto o doce de leite serão distribuídos gratuitamente para os participantes da festa.

Outras atrações
A tradicional Festa do Queijo é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipanema. Além das iguarias gigantes, o evento valoriza a gastronomia e a cultura local e também contará com shows de talentos da região e show nacional com o cantor Tierry.

Outra atração é a cozinha móvel do SENAC, que ficará estacionada na praça principal da cidade, entre os dias 13 e 18 de junho. Sob o comando de um professor, vai oferecer minicursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, sendo o leite o ingrediente principal.

Tags: