RankBrasil comemora o Dia do Professor

Relembre alguns recordes conquistados por educadores

14/10/2013
3966 Acessos
Imprimir
RankBrasil comemora o Dia do Professor
O dia do professor é celebrado nesta terça-feira (15) e o RankBrasil comemora a data. No país, cerca de 2 milhões de educadores atuam na educação básica. De acordo com dados do Censo Escolar, 443 mil na instrução infantil e 1,4 milhão na fundamental. 497 mil dão aulas no ensino médio e 253 mil na educação de jovens e adultos.

De acordo com a Unesco (Órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura), a educação capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança necessária para construir um futuro melhor. Além de combater a pobreza.

Segundo um relatório divulgado pela organização, um ano extra de escolaridade aumenta em até 10% a renda individual do indivíduo. Ainda de acordo com a pesquisa, se todos os estudantes de países de baixa renda deixassem a escola pelo menos sabendo ler, 171 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza.

Dedicação
Muitos professores além de cumprir a carga horária nas escolas, dedicam suas vidas à ensinar. Um exemplo disso, é o nosso recordista Leandro Coutinho. Professor de Biologia, na cidade de Teresópolis (RJ), entrou para o RankBrasil em 2003 por ministrar a aula com maior tempo de duração.

Durante o projeto ‘Sou louco por Biologia’, realizou um aulão de 24 horas. Como uma preparação para o vestibular, os 43 alunos que participaram da atividade receberam ensinamentos teóricos e práticos.

Corrigir provas e planejar aulas não é o único desafio destes profissionais. Formação de caráter e humanidade também é uma constante preocupação. Pensando nisso, 51 escolas municipais realizaram o maior apelo estudantil pela paz, em 2012. Cerca de 28 mil estudantes de Campo Grande (MS) registraram diferentes sonhos de paz. Projeto orientado pelos mentores.

Protestos
O mês é de comemoração, mas principalmente de muitas manifestações entre os profissionais da educação. Na noite de 7 de outubro, aproximadamente dez mil pessoas se reuniram em manifestação no Rio de Janeiro (RJ). Prefeitura e educadores discordam sobre a anulação do plano de cargos aprovado pela Câmara no último dia primeiro.

Durante a primeira mobilização, 13 pessoas ficaram feridas em confrontos com a polícia. Desde então, parte dos profissionais estão de braços cruzados e não pretendem terminar a greve que já dura dois meses na cidade. Outros manifestos são registrados no Brasil.

Relembre alguns recordes conquistados por professores:
Mais jovem professora universitária
Antologia poética com o maior número de idiomas traduzidos pela mesma pessoa
Mais rápida formação em doutorado de matemática
Melhor memória do Brasil
Primeiro brasileiro a ganhar prêmio Galieo Galilei
Livro com maior número de ritmos musicais
Primeiro livro sobre história da enfermagem utilizando a literatura de cordel
Primeira brasileira a entrar para a academia brasileira de letras

Fontes: IG, Bom dia Brasil, Unesco, Terra e Carta Capital.
Redação: RankBrasil