O Brasil será o quinto maior mercado consumidor do planeta em 2020, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.Os dados são de uma pesquisa realizada pela Revista Exame, Mckinsey – empresa de consultoria empresarial americana – e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
Este forte mercado consumidor, que mantém o poder aquisitivo dos brasileiros, é constituído pelo crescimento das oportunidades de emprego. Entre 2003 e 2012 foram formalizados 18,7 milhões de novos empregos no país.De acordo com o Ministério da Fazenda, para viabilizar este aumento de consumo, o governo tem praticado uma política de estímulo à economia, com taxas de juros reduzidas. Ainda conforme o Ministério, com o objetivo de manter este crescimento, será estimulado o mercado de capitais, o mercado de construções e toda a produção do país.
Outra boa notícia vem de um levantamento recente da PricewaterCoopers – empresa multinacional de auditoria e consultoria – que apresenta o Brasil como o terceiro país mais citado por empresários que planejam ampliar seus negócios nos próximos 12 meses, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.Sobre o assunto, o Ministério da Fazenda afirma que uma das prioridades do governo federal é garantir o aumento do investimento no Brasil com segurança de rentabilidade a longo prazo e sempre com taxas de retorno elevadas.
Redação: Fátima Pires